"Uma boa esposa nunca deve contradizer o marido" estas fotos nos mostram como o papel da mulher mudou em 50 anos
A antropologia estuda o ser humano de várias maneiras, incluindo a evolução cultural e seu comportamento dentro da sociedade. Mas não devemos necessariamente voltar nosso olhar para alguma tribo primitiva, é suficiente saltar apenas algumas décadas, para encontrar documentos que hoje parecem quase ridículos.
Nesse sentido, há algum tempo circula uma espécie de manual para esposas, mães e donas de casa, que aparentemente foi publicado pela revista Housekeeping Monthly para ajudar as mulheres a se conformarem com o que a sociedade esperava delas em meados do século passado. Mesmo que algumas pessoas questionem a autenticidade do guia, seu conteúdo (e as fotos que propomos ao mesmo tempo) nos dão uma ideia de quanto os tempos - felizmente - mudaram.
1.
Flickr/mid-century illustrated
"Seria uma boa idéia planejar o jantar com bastante antecedência, até mesmo na noite anterior, para receber seu marido dignamente, para fazê-lo entender que você pensa nele e se preocupa com seu bem-estar. Ao retornar do trabalho, o homem está cansado e com fome, então não há melhor maneira de fazê-lo se sentir amado e mimado que com uma boa refeição, talvez até mesmo seu prato favorito".
2.
"Antes que o seu marido volte para casa, é bom tomar algum tempo para se refrescar e arrumar a maquiagem. No escritório, ele passou o dia todo com pessoas cansadas e agora ele merece que sua esposa pareça bonita e em ordem".
3.
"O homem pode ter tido um dia pesado e chato, então a esposa deve mostrar-se alegre e interessada em colocá-lo de volta de bom humor. Quando o marido voltar para casa, ele deve encontrá-la em perfeitas condições, sem bagunça, brinquedos espalhados por toda parte, etc.".
4.
"Nos meses mais frios é bom deixar o marido encontrar um ambiente acolhedor e confortável para ajudá-lo a relaxar. Saber que ele está feliz e satisfeito dará gratidão e satisfação à sua esposa. Na hora do jantar você também deve pensar nas crianças, trocá-las e limpá-las se eles ficaram sujas brincando".
5.
"Melhor fazer uma limpeza barulhenta durante o dia, bem como as brincadeiras barulhentas. O marido deve encontrar um habitat sereno e relaxante ao seu retorno".
6.
"Quando um homem entra em casa, ele deve encontrar uma esposa sorridente, pronta para agradá-lo e ouví-lo".
7.
"Embora existam alguns assuntos domésticos para discutir, é melhor dar ao marido tempo para recuperar o fôlego e falar primeiro, porque certamente o que ele tem a dizer é muito mais importante".
8.
"A esposa nunca deve reclamar do atraso do marido, ou se ele passou uma noite sem ela, porque certamente são compromissos importantes de trabalho. O homem não deve ficar estressado ou sobrecarregado com assuntos triviais".
9.
"Uma das principais tarefas de sua esposa é garantir que a casa seja o reino do marido, um lugar de paz e tranquilidade onde ele possa encontrar refúgio e descanso. Não há queixas, mas apenas compreensão para o marido. Quando ele está em casa, deve sentir-se um rei, receba-o com uma bebida fresca ou quente, deixe-o à vontade em sua cadeira favorita e deixe que eles relaxe".
10.
"Para ajudar o marido a relaxar os nervos, você pode ajudá-lo a tirar os sapatos, falando com ele com uma voz doce e reconfortante. Nunca contradiga ou questione a autoridade ou julgamento do seu marido. Ele é o senhorio, a esposa não tem nem razão nem direito de fazer perguntas ou discutir suas decisões. Uma boa esposa sempre se põe no seu lugar".
De acordo com essas diretrizes comportamentais, a mulher era reduzida a um objeto, um eletrodoméstico funcional e eficiente, um criado sem personalidade, com o único dever de obedecer e agradar ao marido sem questionar.
Felizmente os tempos mudaram: antes as mulheres podiam no máximo sair da cozinha, hoje podem chegar até a lua. Certamente, lendo essas velhas indicações que são muito recentes vemos que o mundo mudou muito, mas ainda tem gente que continua a pensar assim, então as mulheres devem continuar a lutar por uma sociedade mais igualitária.