Das infecções no ouvido até a dor de garganta: veja tudo que o alho pode ajudar a curar
O que te vem em mente ao ler a palavra "alho"? Além de manter os vampiros afastados, a primeira associação de ideias é certamente com a cozinha. Na verdade, é um ingrediente amplamente utilizado para dar sabor a pratos diferentes, sejam eles frescos que desidratados. Indo fora do contexto culinário, vemos que esta planta também tem extraordinárias propriedades benéficas, pois é muito eficaz como um antibacteriano natural e antiviral. Veja por que e de que maneira o alho pode ter um valor inestimável para a saúde.
O alho, assim como cebola, alho-poró e cebolinha, contém uma molécula chamada alicina que tem uma importante função protetora contra o desenvolvimento de células cancerígenas. A alta presença de antioxidantes, como tocoferóis e flavonóides, também contribuem para neutralizar os danos dos radicais livres.
Outras substâncias saudáveis são as saponinas, obviamente abundantes no alho, que ajudam a manter o colesterol ruim sob controle e a prevenir doenças cardiovasculares. Todos os benefícios que acabamos de listar são mais ou menos conhecidos há muito tempo, porém segundo um estudo realizado pelo Institute for Health and Nutrition Research, na Etiópia, o alho teria qualidades curativas concretas contra infecções como: resfriados, tosses, otites e pneumonia.
O principal patógeno responsável por essa última doença do trato respiratório é o Streptococcus pneumoniae. O alho teve excelentes resultados quando foi usado contra esta bactéria. A pesquisa ainda está em um estágio inicial, mas, a partir dos primeiros dados coletados, parece que o ingrediente natural pode realmente ajudar a combater algumas doenças comuns e fortalecer o sistema imunológico.
Além disso, o alho pode ser usado para fazer gotas auriculares para o tratamento de infecções do ouvido médio. Se você quer preparar um remédio caseiro à base de alho, você precisa de: 3 colheres de sopa de óleo de coco, 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem e 5 dentes de alho descascados.
O procedimento é o seguinte: aqueça o óleo de coco e adicione o azeite e os dentes de alho amassados. Misture e deixe descansar por meia hora. A mistura pode ser armazenada em um frasco de vidro previamente esterilizado.
O uso do composto é tópico, isto é, deve ser aplicado se necessário na área crítica, esfregando-o no tórax em caso de tosse, nas narinas para resfriados e derramando uma gota no ouvido em caso de otite. Antes de usá-lo, é aconselhável consultar o seu médico para verificar se não existem contraindicações ou precauções específicas de uso.