Este oculista atravessou a pé o Nepal para cuidar gratuitamente de milhares de pessoas
No Nepal há um oftalmologista que decidiu salvar o mundo da cegueira: o Dr. Sanduk Ruit, conhecido como o "Deus dos olhos", operou mais de 130.000 pessoas, incluindo homens, mulheres e crianças, que perderam a visão muitas vezes por causa de uma simples catarata. Dr. Sanduk chegou até as áreas mais remotas do país, onde a maior parte da população que não pode pagar por assistência médica, oferecendo seu precioso serviço gratuitamente. Um projeto revolucionário, que permitiu que muitas pessoas cegas recuperassem sua visão e uma vida normal.
via Cure Blindness
O Dr. Ruit Sanduk caminhou por todo o Nepal, levando consigo seu equipamento cirúrgico especializado, a fim de alcançar essas áreas remotas, povoadas por idosos, mulheres e crianças que mal podem pagar pela cirurgia. Às vezes, o médico nepalês teve que enfrentar viagens de 7 dias antes de chegar ao seu destino e operar todas as pessoas na aldeia.
Nessas áreas, uma simples infecção pode cegar milhares de pessoas que, infelizmente, não têm acesso a cuidados médicos. Graças ao Dr. Sanduk Ruit, no entanto, que usa uma técnica simples e barata, muitas dessas pessoas voltaram para ver. Sua técnica é muito simples: ele aplica uma incisão mínima que permite a inserção de uma retina artificial por menos de 3 euros. Desde que começou seu trabalho, Ruit operou com sucesso cerca de 130.000 pessoas.
Segundo o oftalmologista, 90% da população cega do mundo está no Nepal. Entre as razões, encontramos o fato de que, em países menos desenvolvidos, os oftalmologistas são significativamente menos e uma lente pode custar até 300 euros, uma vez que é importada por fabricantes internacionais. Esses custos não estão, de maneira alguma, ao alcance da maioria da população.
Aqui se explica a gratidão de todas aquelas pessoas a quem o generoso médico restituiu a visão, melhorando a qualidade de vida de todos. Quando eles percebem que podem ver de novo com seus próprios olhos, muitos abraçam o médico, felizes e gratos ao seu "salvador".
Michael Amendolia Photographer
Seu método, agora conhecido como "Método Nepal", foi tão útil e eficaz que também é ensinado em algumas universidades de medicina dos EUA.
O trabalho deste médico e sua imensa generosidade restauraram a visão a milhares de pessoas. É graças a histórias como esta e a homens como o Dr. Ruit que encontramos confiança na humanidade.