Com 7 anos, este menino autista consegue falar 9 línguas e dá uma lição de vida ao mundo

por Roberta Freitas

18 Julho 2019

Com 7 anos, este menino autista consegue falar 9 línguas e dá uma lição de vida ao mundo
Advertisement

Esqueça filmes como Rain Man ou Código para o Inferno, o autismo não tem nada de belo e não é um tipo de superpotência, é uma condição patológica e genética que causa problemas de desenvolvimento cognitivo e de comunicação em diferentes níveis. O acrônimo utilizado é ASD, ou seja, Autism Spectrum Disorders, que inclui uma ampla gama de manifestações, das mais leves às mais graves, e que requer tratamentos específicos para garantir ao indivíduo uma melhor qualidade de vida.

Rafael Mayer é um menino de 7 anos que foi diagnosticado com autismo severo aos 2 anos de idade. Terceiro de quatro filhos, foi o único a manifestar esses sintomas, a criança não falava ou interagia, o que preocupou os pais Juli e Valcir, muito angustiados com o seu futuro. A família mora em Timbó, no estado de Santa Caterina, um ambiente simples e modesto. Rafael foi visto por vários médicos, mas infelizmente todos repetiram a mesma coisa. Todos os caminhos foram percorridos, até terapias da fala, mas sem resultados encorajadores.

Sob o conselho de alguns especialistas, a mãe de Rafael deu-lhe um tablet para usar, então a criança passou a gastar muito tempo com o aparelho eletrônico, assistindo muitos vídeos no YouTube. Após esse período, quando Rafael tinha cerca de 4 anos de idade, durante uma sessão de terapia fonoaudiológica, descobriu-se que ele era capaz de falar em inglês. Segundo os médicos, o rápido aprendizado de uma língua estrangeira pela criança ocorreu graças a um fenômeno conhecido como "hiperconcentração". É uma habilidade desenvolvida em 10% dos indivíduos com ASD que lhes permite absorver rapidamente informações de seu interesse, graças à total ausência de outras distrações.

Advertisement

No começo, foi complicado para a família Mayer, pois Rafael falava apenas inglês. Depois de apenas um ano, a criança já havia aprendido a administrar o português, embora o inglês ainda permanecesse a sua língua materna. Aos 7 anos, Rafael aprendeu idiomas como espanhol, japonês, russo, alemão e italiano.

Recentemente, o diagnóstico de Rafael foi alterado de severo para moderado e, embora ele nunca tenha recebido nenhuma medicação, o progresso na interação com o mundo exterior foi realmente extraordinário! Atualmente a criança está aprendendo... o árabe!

Advertisement