Todos os perigos da mordida de cobra: veja o que fazer... e o que NÃO fazer absolutamente
A chegada da estação quente nos permite desfrutar plenamente de passeios ao ar livre, onde talvez nos dediquemos mais para explorar a parte da natureza não contaminada que parece tão distante para nós durante o resto do ano. Seja nas montanhas ou em lugares mais quentes, a natureza sempre nos dará emoções incríveis, mas, em ambos os casos, devemos prestar atenção a essas pequenas armadilhas que poderiam estar reservadas para nós. Com a chegada dos meses mais quentes, na verdade, mesmo pequenas cobras despertam, e devemos saber reconhecer das quais devemos aprender a nos defender.
Se quisermos dar um bom passeio pelas montanhas, precisamos conhecer os riscos que envolvem uma mordida de cobra. Antes de mais nada, devemos estar devidamente vestidos para a excursão: meias longas e sapatos até as panturrilhas, bem como calças rigorosamente compridas. Durante a caminhada, é importante fazer barulho, talvez ajudando-se com um bastão, para expulsar quaisquer cobras ou animais potencialmente perigosos para nós.
Como reconhecer a mordida de uma cobra? Sua mordida é muito reconhecível: consiste em dois sinais separados por cerca de 6-8 mm, circundados por uma substância transparente. O ataque da cobra é mais ou menos grave, dependendo da idade da pessoa, seu peso, seu estado de saúde antes da mordida e também a área do corpo mordido.
Quais são os sintomas? Os primeiros sintomas aparecem imediatamente após a picada: inchaço, eritema, vermelhidão e dor localizada. Outros sintomas, mais graves, podem aparecer após 24 horas: náuseas, vômitos, dores musculares, diarréia, tontura e pressão arterial baixa.
O que fazer depois da mordida? Definitivamente, peça ajuda ou entre em contato diretamente com a sala de emergência, para obter o tratamento médico necessário o mais rápido possível. Se os esforços de socorro demorarem, a primeira coisa a fazer é libertar os membros da pessoa mordida de colares, anéis e pulseiras, para que o inchaço causado pelo veneno não complique as coisas. Mantenha a calma porque o aumento da frequência cardíaca promove maior fluxo sanguíneo e, consequentemente, uma disseminação mais rápida do veneno. A ferida deve ser lavada com peróxido de hidrogênio ou pelo menos com água pura, para eliminar o excesso de veneno.
Mas quais são as coisas que devemos evitar no caso de uma picada de cobra?
- Não desinfecte a ferida com desinfectantes à base de álcool ou bebidas alcoólicas! O álcool em contato com veneno pode causar reações altamente tóxicas.
- Não "aperte" a ferida para liberar o veneno.
- Não sugue o veneno.
- Não aperte o membro mordido com um elástico ou cinto.
- Não administre antídotos.
Essas práticas podem ser altamente prejudiciais se colocadas em prática por pessoas inexperientes. Portanto, recomendamos que você entre em contato com a equipe do pronto-socorro imediatamente.