Você rói a unha? Veja qual pode ser o motivo segundo os psicólogos

por Roberta Freitas

16 Julho 2019

Você rói a unha? Veja qual pode ser o motivo segundo os psicólogos
Advertisement

A onicofagia, que é o hábito de roer unhas, é uma tendência generalizada, ligada principalmente a condições como estresse, nervosismo, tédio, tristeza ou simples costume. Por trás desse "vício", no entanto, pode-se esconder mais do que se pensa. É o que afirma um estudo publicado no Journal of Behaviour Therapy and Experimental Psychiatrysegundo o qual aqueles que mordiscam os dedos são basicamente perfeccionistas.

via Journal of Behaviour Therapy

Você rói a unha? Veja qual pode ser o motivo segundo os psicólogos - 1

A pesquisa é baseada em dados coletados a partir de um experimento realizado em uma amostra de 47 indivíduos que costumam roer suas unhas, observando seu comportamento em relação a diferentes situações. Especificamente, foram recriadas condições em que os sujeitos examinados foram submetidos a estresse, tédio ou estavam em estado de relaxamento.

Advertisement
Simon Law/Flickr

Simon Law/Flickr

Exceto no estado de relaxamento, em todos os contextos em que um elemento de ansiedade, inatividade prolongada ou que requereu um certo comprometimento mental foi introduzido, os indivíduos mostraram sua tendência a roer as unhas. A conclusão é que o gesto de roer as unhas é uma espécie de mecanismo de defesa contra o estresse ou a impaciência, uma forma que o cérebro tem de se acalmar devido ao excesso de perfeccionismo.

Este termo indica o desejo de controle, o desejo de regular a realidade externa de acordo com seu critério de perfeição e otimização. Não podendo intervir em algo imutável, esta forma de energia implode e é descarregada em um ato simples e mecânico queresulta eficaz a curto prazo. 

Jordan Canning/Wikimedia

Jordan Canning/Wikimedia

O fato de sabermos que somos perfeccionistas, no entanto, não deve servir de álibi ou consolo para dar vazão a esse hábito que é prejudicial à nossa saúde. De fato, muitas pessoas não sabem que, além de ser um defeito desagradável, a onicofagia pode causar infecções graves, danificar o sistema digestivo, cardiovascular, arruinar os dentes e deformar os dedos.

Parar não é fácil, nem mesmo impossível. Primeiro de tudo, nós realmente precisamos desejá-lo, em segundo lugar, precisamos controlar o estímulo, porque muitas vezes nos encontramos roendo nossos dedos sem perceber. Finalmente, pode ser útil manter as mãos ocupadas com uma bola de anti-estresse ou outros objetos que possam remover a tentação.

Advertisement