"A vida não é trabalhar a semana inteira e fazer compras no sábado": esta reflexão irá abrir os seus olhos

Podemos acreditar no que queremos, mas, na verdade, temos apenas uma vida neste mundo e devemos tentar não "desperdiçá-la". Em muitos momentos da vida nos sentimos derrotados e abatidos, não conseguimos achar uma rota de fuga e até mesmo pequenos problemas nos parecem intransponíveis. Mas temos que lembrar que viver melhor é sempre possível. Somos nós mesmos a ter que querer isso. O conhecido paleoantropólogo Juan Luis Arsuaga, em entrevista ao El Pais, explicou sua filosofia para viver melhor: procurar o que há de belo na vida.
via El Pais

"Apreciar a beleza é uma questão de educação e sensibilidade", disse Arsuaga, que continuou: "Procure beleza na vida. Há muita beleza ao nosso redor. Deve haver algo mais aqui. E esse algo se chama cultura: música, poesia, natureza, beleza, é o que devemos apreciar e aproveitar". Caso contrário, o que significa viver? Não podemos passar nossos dias, únicos e irrepetíveis, estando doentes. Viver mal não é viver. Não podemos trabalhar a semana toda e depois ir às compras no sábado - isso não é vida. Devemos tentar exigir o melhor para nós.
Arsuaga acaba de publicar um livro sobre o sentido da vida, "Vida, la gran historia", onde, a partir das grandes questões existenciais, ele reconstrói a história da vida na Terra. É natural sentir a necessidade de saber as respostas para perguntas como "de onde viemos?". O famoso paleoantropólogo diz: "Essa questão, intrínseca em todo o ser humano, é a mais importante que qualquer um de nós possa se fazer. Até as crianças que nascerão daqui a milênios irão se perguntar".