Whatsapp para de funcionar: o filho reencontra a mãe que vivia na mesma casa
O que faríamos se todas as redes sociais desaparecessem de repente, se a tecnologia dos smartphones não existisse mais e os meios de comunicação mudassem drasticamente? Voltaríamos algumas décadas atrás, sem dúvida, mas não temos certeza de que seria muito pior. Em 3 de julho de 2019, grandes redes sociais foram vítimas de um "apagão" geral que envolveu milhões de usuários de todo o mundo, gerando pânico, mas também muita hilaridade.
O down informático envolveu a exibição correta de imagens e vídeos do Facebook e do Instagram, bem como os arquivos de áudio e vídeo do famoso aplicativo de comunicação WhatsApp. Foram muitas as queixas de usuários de todo o mundo, que não conseguiam acessar o conteúdo de suas plataformas online favoritas com a facilidade usual.
Obviamente, o título e a foto do nosso artigo são uma provocação, mas devem nos fazer refletir sobre a escassez de relacionamentos "concretos" que temos com aqueles que nos rodeiam.
O que faríamos na ausência das redes sociais? Seríamos forçados a FALAR e conversar com as pessoas ao nosso redor?
Episódios como os de 3 de julho podem nos ensinar que a tecnologia esteja tomando mais espeaço em nossas vidas do que imaginávamos e que, talvez, de vez em quando, seria bom olhar além de uma tela luminosa e começar a dar novo valor aos relacionamentos VERDADEIROS com as pessoas reais em torno a nós. Porque a vida real começa exatamente dos nossos smartphones, mesmo que quase não percebamos mais.