A sua casa é desorganizada? Muito bem, porque seu filho será mais inteligente e criativo!
Aqueles com crianças pequenas sabem como é difícil manter uma casa arrumada. Brinquedos nos lugares mais impensáveis, livros e marcadores por toda parte, e aquela gaveta sempre vazia. Muitos pais têm pouco tempo para tarefas domésticas e para arrumar a casa depois de um dia de trabalho, e vivem o momento de arrumar essa confusão com muita angústia.
Não se preocupe com a desordem, alguns estudos mostram que o caos ajuda as crianças a serem mais estimuladas, portanto mais criativas, inteligentes e predispostas a mudanças e inovações.
via American Psychological Association
Casa desarrumada não significa casa suja, como alguns pensam, quer dizer que você não tem nem o tempo de arrumar as coisas que depois de alguns minutos já está tudo de ponta cabeça.
Ter filhos pequenos faz com que seja inevitável conviver com uma certa desordem e, muitas vezes, assim que você termina de fazer a limpeza, você se vê novamente tropeçando em brinquedos e objetos de todos os tipos. Tentar superar essas barricadas de livros e brinquedos leva a uma boa dose de estresse.
A boa notícia é que, de acordo com alguns estudos realizados pela Universidade de Minnesota, parece que esse tipo de ambiente é positivo para o crescimento das crianças. Tanto a "inspirar a ruptura com a tradição, que pode produzir novas idéias".
Além disso, várias vezes o próprio irmão de Mark Zuckerberg, o Sr. Facebook, disse que seu irmão vivia em um apartamento onde o caos perene e a desordem reinavam.
A desordem estimularia, portanto, a criatividade e o pensamento inovador, tornando os pequenos "devastadores domésticos" pequenos gênios criativos, prontos para superar as tradições para explorar os limites da inovação.
E você pode deixar seus filhos brincarem e se divertiram sem ficar ansioso com a bagunça. Como? Em três pequenos passos:
1) Orientar as atividades das crianças. Escolha objetos que possam manipular, tocar e criar um espaço especial onde eles possam escolher com o que brincar, para que eles se concentrem nele.
2) O desenho é um bom aliado para captar a atenção deles. De têmperas a pintura a dedo, eles ficarão sujos, mas vão se divertir muito.
3) Recupere os brinquedos antigos com os quais eles não brincam há muito tempo. Eles parecerão quase novos e as crianças ficarão ocupadas brincando com eles.
Portanto, é bom lembrar que a desordem não é seu pior inimigo, mas a ansiedade pode ser, então relaxe, porque lentamente as coisas se resolvem.