O tempo voa e não volta: avalie bem com quem você quer passá-lo
Costumamos dizer que o tempo é precioso, todos nós sabemos disso, mas poucas vezes nos lembramos de quão precioso ele é. Estamos tão tomados pela nossa vida cotidiana, pela busca frenética do sucesso, que perdemos momentos, minutos, horas ou dias inteiros, talvez sem perceber.
Deve-se sempre ter em mente que o tempo é o único bem que não podemos recuperar, porque o tempo perdido não volta. "Hoje eu não tenho tempo", "Amanhã eu ligo para o meu amigo...". Não fazemos nada além de procrastinar, adiar, esperar, mas o tempo de hoje não será aquele de amanhã. E é por isso que devemos sempre ter em mente com quem vale a pena gastá-lo.
Temos o mau hábito de não avaliar o tempo que os outros nos dedicam. No entanto, devemos agradecer àqueles que investem apenas um minuto para nos dizer "oi", porque mesmo esse único minuto é tão precioso para cada um de nós.
Devemos cuidar daqueles que escolhem dedicar tempo a nós: mesmo apenas um momento para mandar uma mensagem, quem nos liga ou nos saúda, quem nos pergunta como estamos, quem nos faz sorrir. O tempo não é pedido, é escolhido: porque cada um de nós é livre para administrá-lo como desejarmos.
Você não pode esperar o tempo dos outros, mas você pode ver quem escolhe dedicar o seu tempo a você, dia após dia. Porque por trás da escolha de dedicar tempo aos outros, há também um esforço, um pensamento, uma lembrança, sempre e em qualquer caso.
Cabe a cada um de nós estabelecer com quem vale a pena gastar esses preciosos momentos. O tempo é medido apenas por momentos, porque é realmente tudo o que temos.
E quando decidimos dedicá-lo aos outros, realmente deve valer a pena, porque tudo pode ser recuperado, até mesmo o dinheiro perdido. Tudo pode ser recuperado, exceto o tempo perdido: a única coisa que não volta.