8 sintomas da desidratação que a maior parte das pessoas ignora
Como você sabe, nosso corpo é composto principalmente de água - é comprovado que a porcentagem está em torno de 60-65%. Quando estamos desidratados, isso significa que temos uma forte falta de água em nosso corpo, uma condição que devemos absolutamente remediar se não quisermos sofrer com alguns sintomas irritantes. Se não quisermos tocar em níveis severos de desidratação, que requerem hospitalização, devemos reabastecer os líquidos bebendo muito e comendo muitas frutas e legumes. Como percebemos se estamos desidratados? Alguns sintomas bastante comuns que você pode não considerar, podem ser um alerta.
via healthline.com
Quais são os possíveis sintomas da desidratação? E o que podemos fazer para evitá-los? Aqui estão algumas sugestões:
1) Você está sempre com fome: Acreditamos que o primeiro sintoma da desidratação seja a sede, mas, segundo a Mayo Clinic, esse sintoma acontece apenas quando se está desidratado em níveis muito altos, portanto, nos casos mais graves. O que você pode não ter pensado é que os líquidos são integrados em nosso corpo até mesmo através da ingestão de certos alimentos: é por isso que o corpo nos envia sinais de fome quando nos falta água. Não devemos confundir esses sinais e pensar que precisamos de comida extra, porque dessa forma precisaríamos de água extra para digerir.
Solução: Beba sempre 1 ou 2 copos de água antes de comer qualquer coisa (a menos que seja a hora habitual). Depois de beber, aguarde 30 minutos antes de comer. Se você ainda estiver com fome, coma um lanche saudável. Se você não estiver mais com fome, então significa que você precisava beber mais.
2) Você não consegue pensar e se concentrar como deveria: O seu cérebro precisa de água! Além do fato de nos ajudar a nos concentrar melhor, o cérebro precisa da quantidade certa de água, caso contrário seu volume pode diminuir de até 2%. Razão pela qual você está acordado, mas seu cérebro não consegue "se conectar": as palavras não parecem sair da boca adequadamente e os pensamentos são extremamente confusos.
Solução: Em vez de tomar um café porque você acha que está cansado, beba um pouco de água! O café pode mantê-lo acordado por um tempo, mas seu efeito é limitado e, acima de tudo, é uma bebida diurética que pode reduzir a porcentagem de água em seu corpo: quanto mais você ingerir cafeína, mais o seu corpo irá liberar água.
3) Desejo inesperado por alguma comida: Os desejos desse tipo são geralmente associados a mulheres grávidas e é difícil pensar em desidratação. Em vez disso, especialmente se você tende a querer alimentos "frescos", como frutas, como laranjas, melões ou uvas, isso significa que seu corpo provavelmente precisa de um pouco de água.
Solução: Obviamente você tem que beber água. Esqueça os suplementos que alguns esportistas bebem depois de um treino. Beba água! E coma frutas, como melão e morangos, eles contêm cerca de 90% de água.
4) Você tem dor de cabeça: muitos não suspeitam que as dores de cabeça possam estar associadas à desidratação. Tenha cuidado, porém, porque uma ingestão excessiva de água pode levar a dores de cabeça graves! Em qualquer caso, a maioria das pessoas sofre com isso,é devido à falta de líquidos.
Solução: Assim que você acordar, beba meio litro de água imediatamente. Tome café da manhã e beba outra garrafa de água depois de terminar de comer. Dessa forma, no meio da manhã, você terá tomado cerca da metade da água de que necessita durante o dia.
5) Você se sente constipado: muitos pensam que precisam comer mais fibras. Em parte, é absolutamente verdade, mas seu corpo também precisa de água para digerir e eliminar adequadamente o excesso de substâncias.
Solução: Você deve tomar 18 a 35 gramas de fibra por dia e beber bastante água.
6) Você tem os lábios secos: em um estado de desidratação, seus lábios certamente estarão secos. Isso não deve acontecer com a quantidade certa de água.
Solução: a manteiga de cacau é sempre boa, mas não é a solução. A solução é aumentar a quantidade de água que você toma diariamente.
7) Você fica tonto quando se levanta: Isso pode realmente ser um problema e é um dos sintomas mais subestimados de todos. Você geralmente pensa que talvez você tenha se levantado muito rápido e, portanto, você tem tontura repentina. Na verdade, a falta de água no corpo diminui o fluxo sanguíneo. O sangue é o que fornece nutrientes e oxigênio para o resto do corpo. Então, se você não está recebendo oxigênio, pode ser um grande problema.
Solução: Se você está constantemente nesse estado, isso significa que você está desidratado todos os dias. Beba 1 ou 2 copos de água imediatamente e tente não tornar os seus rins mais pesados durante o dia bebendo excessivamente (ou seja, mais de 1 litro por hora!).
8) Você sempre se sente cansado: seu sangue não pode se mover rápido o suficiente e isso pode causar uma queda na pressão sanguínea. Da mesma forma, não beber água suficiente pode até causar o efeito oposto e, portanto, a hipertensão.
Solução: Leve uma garrafa de água durante o dia e tente beber regularmente para reabastecer os líquidos.