Por favor, largue o celular de vez em quando: você está prejudicando o seu filho
Estar presente para os filhos não significa simplesmente estar fisicamente ao lado deles, na mesma sala, talvez verificando os últimos e-mails recebidos. Pelo contrário, significa prestar atenção e ouvir o que eles realmente precisam. A tecnologia pode ajudar muitos pais modernos - é verdade - mas, no final das contas, você não pode confiar apenas em aplicativos de smartphone, tutoriais ou qualquer outra coisa. É muito importante passar seu tempo com os filhos, de maneira saudável e construtiva. Podemos até deixar o celular de lado por algumas horas.
Infelizmente, esse uso excessivo da tecnologia nos levou a estar conectados 24 horas por dia, sempre e em qualquer lugar, mesmo quando não temos realmente algo importante para verificar. Mas sem perceber, o vício em dispositivos móveis está afetando negativamente o comportamento de nossos filhos. Cada vez mais zangados ou frustrados, nos surpreendemos quando eles fazem birra, se são hiperativos ou agressivos, esquecendo que somos o exemplo a seguir. Em um estudo publicado na revista Child Development, o comportamento de 170 famílias foi analisado. Verificou-se que a interrupção de uma atividade familiar - jantares ou, por exemplo, momentos de brincadeira - para controlar o telefone ou o computador, tem efeitos negativos sobre a conduta das crianças.
Usar o telefone ou distrair-se no computador é certamente um momento necessário de relaxamento para um pai - o importante é não exagerar e garantir que isso não se torne algo constante na vida de toda a família. Uma criança precisa brincar e ser ouvida por sua mãe e seu pai: ler uma história antes de dormir, por exemplo, é uma atividade muito importante, tanto para a criança quanto para o pai e, por essa razão, não nunca devemos permitir que um tablet ou smartphone substitua a figura de uma mãe ou pai.
Então, se você é uma pessoa muito apegada à tecnologia, que monitora constantemente o seu celular, você pode considerar o quanto você está afetando negativamente a vida de seus filhos.