Dê adeus às clássicas "casas de repouso": o futuro da terceira idade são as "casas comunitárias"

por Roberta Freitas

24 Junho 2019

Dê adeus às clássicas "casas de repouso": o futuro da terceira idade são as "casas comunitárias"
Advertisement

Quando você toma a decisão de se mudar para uma casa de repouso para idosos, geralmente, para a família e amigos, nunca é um bom momento.

Claro, esses lugares também podem ser lindos "retiros" onde morar, mas você nunca está realmente em casa, com os espaços, os horários e os hábitos de sempre.

Para pessoas que não podem mais viver sozinhas, mas não querem renunciar à independência ou ao sentimento de estar em uma comunidade, hoje há uma solução interessante, que está se espalhando cada vez mais.

via Seniorliving.org

Senior Guidance/Flickr

Senior Guidance/Flickr

Chama-se senior cohousing e é um novo modelo de moradia, bem como uma maneira única e inovadora de fornecer assistência aos idosos.

Nessas "comunidades", os maiores de 60 anos podem manter toda a privacidade que precisam, apesar de terem acesso a espaços compartilhados para socializar e realizar diversas atividades. Apartamentos e casas são independentes, mas perto dos amigos. Nestas "aldeias", então, não faltam espaços verdes, salas de jantar, cinemas e centros de fitness comuns.

A sensação de solidão, isolamento e perplexidade que os asilos podem dar aos idosos é, assim, totalmente eliminada, em favor de um modelo de vida onde o controle sobre o que é feito é mantido, mas em um lugar seguro e habitada por pessoas semelhantes.

Advertisement
Mount Pleasant Granary

Mount Pleasant Granary

Assim, em vez de dormir em quartos compartilhados e passar o tempo em grandes cômodos cheios de estranhos, essas áreas coabitadas pelos idosos tornam a qualidade de vida indubitavelmente melhor.

Naturalmente, tal solução pode ser cara mas, para aqueles que podem pagar, certamente representa uma excelente alternativa para um lar de idosos. O contexto e a maior autonomia na gestão da vida cotidiana certamente retribuirão as despesas, bem como a serenidade de viver em um lugar sem se sentir excluído ou desconhecido.

 

Source:

https://www.familieschoicehomecare.com/pros-cons-nursing-homes/

Advertisement