O medronheiro, uma fruta rica em propriedades benéficas da qual você nem suspeitava a existência
Entre os frutos menos conhecidos e menos valorizados, o medronheiro está entre os alimentos da natureza que escondem propriedades benéficas e saudáveis para o nosso corpo. Embora pouco conhecido, o arbutus unedo cresce na Itália, na Córsega, no Marrocos e também na Irlanda. Pertencente à família Ericaceae, a sua planta é um arbusto sempre-verde, cujas folhas e frutas, tipicamente de forma tropical, têm uma versatilidade incrível.
As folhas e a raiz possuem propriedades adstringentes e anti-inflamatórias, enquanto os frutos são ricos em vitaminas e antioxidantes. Fácil de cultivar no jardim e versátil na cozinha, o medronheiro é um dos alimentos fitoterápicos mais recomendados.
Veja como essa incrível fruta pode ser um excelente aliado da nossa dieta, no jardim ou na cozinha!
No jardim
A planta do medronheiro é resistente ao frio, mas prefere principalmente áreas ensolaradas; necessita de uma boa dose diária de água, espaço suficiente para o desenvolvimento das suas folhas e muito fertilizante durante o período da primavera. Uma vez que é um arbusto sempre-verde, tende a florescer durante todo o ano, por isso é preciso ter cuidado para evitar de podar os galhos que já tenham brotos e frutas.
Na cozinha
Além de excelentes infusões, o medronheiro também pode se tornar o ingrediente principal de uma geléia saborosa que você pode tomar no café da manhã! Aqui está o que é preciso para prepará-lo:
- medronhoreiros (número que você quiser)
- açúcar bruto de cana (1/3 comparado ao número de medronheiros)
- 1 limão
Lave os medronheiros e coloque-os em uma panela com água fria. Deixe ferver por 20 minutos até que os frutos fiquem macios. Usando um filtro para separar a polpa e as sementes, amasse-os com um garfo. Adicione o açúcar mascavo e o suco de meio limão e deixe ferver por 10 minutos em fogo alto. Coloque o doce em frascos esterilizados e depois na geladeira.