Fazer cócegas nas crianças pode ser prejudicial: a ciência explica o porquê

por Roberta Freitas

29 Junho 2019

Fazer cócegas nas crianças pode ser prejudicial: a ciência explica o porquê
Advertisement

Todos, quando criança, sofreram ou fizeram os outros sofrerem com as cócegas, como se fosse uma brincadeira. As temidas cócegas causam reações involuntárias e súbitas, risos, mas também aborrecimento, se são feitas contra a vontade de alguém. A cócega é uma reação fisiológica, sensorial e tátil absolutamente normal nos seres humanos. Quantas vezes nós nos divertimos fazendo um despeito, ou simplesmente fazendo os amigos ou familiares rirem tocando nos pontos certos? Com certeza já terá acontecido para muitos, mas tenha cuidado, porque fazer cócegas nem sempre é sinônimo de diversão. Vejamos por que a ciência alertou sobre os possíveis riscos decorrentes dessa prática.

via University of California

Flickr

Flickr

Um estudo conduzido pela Universidade da Califórnia focou, em particular, na relação entre cócegas e risos, bem como nos efeitos dessa prática em crianças. Abraços, momentos engraçados e despreocupados muitas vezes fazem com que muitos pais e parentes provoquem as crianças para fazê-las rir com um pouco de cócegas. O problema, no entanto, é que os cientistas verificaram que as cócegas não dão felicidade real, mas apenas uma "ilusão" disso.

Quando fazemos cócegas em uma criança, ela perde o controle e literalmente se esforça para recuperá-lo. Esse desconforto pode criar uma situação psicológica desagradável, trazendo à memória recordações tristes e de raiva. 

Advertisement
David Shankbone/Wikimedia

David Shankbone/Wikimedia

Outras pesquisas, concentraram-se na vulnerabilidade daqueles que sofrem de cócegas. Essa característica implica que quem faz as cócegas saiba que o outro, naquele momento, tem menos controle de suas emoções e reações, podendo, portanto, ser usado, segundo os cientistas, como uma forma de dominação.

O riso e os movimentos incontroláveis, então, não são as únicas reações que as cócegas podem causar. Nos casos mais extremos, pode levar à perda de consciência, náusea e insuficiência respiratória, essa última devido à dificuldade em recuperar o fôlego.

pxhere.com

pxhere.com

Além dos estados de frustração mental, portanto, as cócegas podem causar outras de natureza física. Obviamente, pesquisas científicas sobre o assunto e o que estamos dizendo não devem ser consideradas proibições absolutas ou campanhas contra cócegas.

Os problemas podem simplesmente surgir quando essa prática se torna excessiva, já que é divertida até certo ponto. Se prolongada ao longo do tempo e usada como padrão para brincar com crianças, corre o risco de criar situações de desconforto emocional e - no pior dos casos - dificuldades físicas. Há muitas maneiras de encontrar cumplicidade: não vamos exagerar com as cócegas!

 

Source:

Advertisement