Queridos vovós, se vocês cuidarem de seus netos, irão viver mais!
É sempre dito que se tornar um avô muda a vida, para alguns até mais do que ser pai. Com a idade que avança muitas coisas assumem uma importância diferente, olhamos para trás às vezes com nostalgia, às vezes com serenidade. Estamos cientes de quão importantes são os avós para os netos, mas pouco se fala sobre os benefícios que esse relacionamento também tem sobre os próprios avós. Mesmo que o papel de avós possa ser cansativo também fisicamente, a ciência revela que aqueles que cuidam de seus netos vivem mais.
Boas notícias para os avós que estão ativamente envolvidos nos cuidados de seus netos. Cada vez mais, o ritmo frenético da vida exige que os pais tenham ajuda constante para criar seus filhos. E quem pode ser melhor do que os avós? Quem mais do que eles pode dar amor, atenção, fazendo com que os pais se sentam mais confortáveis? Um estudo sobre envelhecimento em Berlim mostrou que essa relação é muito importante, até mesmo para os avós.
Não apenas pelos benefícios e retornos emocionais, mas também porque isso prolongaria sua vida. De fato, a pesquisa mostrou que 37% dos avós que cuidam de netos têm uma taxa de mortalidade menor do que aqueles que não podem ou não querem. 500 pessoas com mais de 70 anos foram analisadas de 1990 a 2009 a cada dois anos e cerca de 50% dos avós que cuidavam dos netos ainda estavam vivos após 10 anos.
As razões pelas quais os avós se beneficiem da relação com os netos ainda são suposições, uma das mais confiáveis tem a ver com o sentimento de satisfação e realização que resulta do cuidado de seus netos. O que parece claro é que deve haver uma escolha por trás e não uma obrigação imposta, os avós devem realmente querer participar da vida das crianças.
Então avós, não temam o cansaço, cuidar dos netos irá beneficiá-los de todos os pontos de vista!