Um psicólogo nos revela quais são os "ingredientes" da felicidade!

por Roberta Freitas

29 Junho 2019

Um psicólogo nos revela quais são os "ingredientes" da felicidade!
Advertisement

Cada um de nós vive sua vida aspirando a felicidade absoluta. Seja na forma de sonhos a serem realizados, emoções a serem compartilhadas, metas e objetivos a serem alcançados. Muitas vezes nos sentimos frustrados ou inadequados, pois só corremos atrás deles na esperança de viver uma vida que podemos chamar de "feliz". Estamos convencidos de que tudo depende exclusivamente de nós e de nossas escolhas, mas pode não ser exatamente assim. De acordo com um estudo, existe uma fórmula mensurável para o peso das variáveis que afetam nossa felicidade.

via University of Pennsylvania

Catherine Scott/Wikimedia

Catherine Scott/Wikimedia

Sempre que sentimos que somos os criadores da nossa felicidade e estamos convencidos de que tudo depende de uma série concomitante de esforços, ações, e que podemos influenciá-la, devemos nos perguntar se realmente depende de nós. Quanto o destino, o livre arbítrio, o meio ambiente e os fatores externos afetam a busca e a realização da felicidade?

O psicólogo Martin Seligman nos diz que ele acredita que apenas uma parte, exatamente 40%, da nossa felicidade depende dos nossos humores interiores, 50% de felicidade é hereditária ligada a genes e família e, apenas 10 % seria ligado a fatores externos (isto é, eventos que acontecem). A fórmula da felicidade, portanto, atribui grande valor e peso à família e à capacidade de viver feliz a própria. Em essência, a felicidade dos pais afetaria a dos filhos.

Advertisement
Unsplash

Unsplash

Assim, em certo sentido, entusiasmo e alegria de viver poderiam ser herdados. Todos sabemos o quanto isso afeta o crescimento emocional de uma criança que vive em um ambiente de paz e num ambiente socialmente agradável e leve. Tanto é assim que alguns estudos sobre a fórmula da felicidade têm focado precisamente no peso que tem o componente genético, identificando uma ligação entre os genes e o nível de felicidade. Bom humor e serenidade em casa são confirmados como fundamentais para estabelecer as bases para uma vida feliz.

E se as coisas não saem como a gente espera, sempre temos 40% de chance de influir sobre a nossa felicidade. Nesses 40%, nossos esforços e nossas escolhas de vida retornariam para alcançar o tão procurado destino. Mudar atitudes, mudar tudo em nossa vida não nos deixa satisfeitos ou felizes é, portanto, possível, mas não decisivo, se não tivermos um caminho geneticamente "feliz". A felicidade já está dentro de nós e é parte de nós, caso contrário, cabe a nós arregaçar as mangas e escolher a nossa vida dia a dia.

 

Fontes:

 

Advertisement