A insolação é muito perigosa para os cães! Veja quais são os sintomas que você deve observar!
Não só os humanos sofrem muito com o calor do verão, mas também os nossos amigos animais. Você sabia que, se houver uma diferença substancial de temperatura entre o seu amigo de quatro patas e a atmosfera, seu cão pode sofrer uma séria insolação que pode lhe custar caro?
Estes são os sinais que todos os donos de um amigo de quatro patas devem vigiar durante os meses quentes do verão.
No início de junho de 2019, a Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals recebeu depoimentos de pessoas dizendo que cães desmaiaram em um curto espaço de tempo durante uma caminhada matinal e depois não acordaram. Isso é por causa das altas temperaturas, mesmo no início da manhã (o triste evento relatado em sua página no Facebook aconteceu às 9h da manhã em Altrincham, em Cheshire), e da alta umidade; essa mistura para os cães é absolutamente complexa de lidar, e a insolação está ao virar da esquina.
Estes são os sinais que todo dono de cão nunca deve subestimar durante os períodos de forte calor do verão:
- Ofego intenso
- Sede excessiva
- Olhos vidrados
- Vômito e diarréia
- Língua vermelha escura
- Temperatura corporal elevada (40 graus ou mais)
- Fraqueza, colapso
- Aumento da frequência cardíaca
- Convulsões
- Baba excessiva
- Desmaio
Se você notar pelo menos um desses sintomas em seu cão em dias de temperaturas de pico particulares, você deve agir imediatamente! Primeiro, você deve mover seu animal de estimação para uma área sombreada ou mais fria para equilibrar a temperatura interna do animal, dando-lhe grandes quantidades de água, se necessário. Se ele não se recuperar em pouco tempo, chame seu veterinário de confiança o mais rápido possível, ele saberá exatamente como agir em casos de emergências como essas.
Preste mais atenção aos "sinais" que os seus amigos de quatro patas lhe enviam... é a vida deles que está em jogo!