11 sinais aparentemente banais que poderiam indicar problemas cardíacos

por Roberta Freitas

10 Junho 2019

11 sinais aparentemente banais que poderiam indicar problemas cardíacos
Advertisement

Você não pode brincar com seu coração. Quantas vezes ouvimos esta frase ser repetida? Provavelmente muitas, e não é apenas uma maneira de dizer. O coração é o motor do corpo humano. Graças a esse órgão incrível, o sangue flui em nossas veias e nossas atividades podem ocorrer adequadamente.

No entanto, nem sempre é fácil ver algo errado com ele. Os sintomas que podem indicar disfunções cardiovasculares pequenas ou grandes podem nem sempre ser claros e compreensíveis.

Por isso, abaixo propomos onze sintomas, apoiados pelas pesquisas científicas, que mostram possíveis problemas de coração. Esses sintomas podem ser mais ou menos frequentes em muitas pessoas, pois podem não indicar problemas cardíacos. No entanto, se os tivermos com frequência, é bom fazer um check-up médico.

pxhere.com

pxhere.com

1. Pernas e pés inchados - Se os sapatos muitas vezes não entram ou as meias deixam a sua marca continuamente, podemos ter alguma retenção de líquido que, de acordo com os estudiosos, às vezes pode estar ligada a doenças coronárias e cardíacas.

2. Batimentos cardíacos irregularesA arritmia é a condição típica em que nos parece que o coração não bate como deveria: nesse caso, é apropriado ser visto por um cardiologista

3. Dor no peito ou ombros - Elas podem muitas vezes significar fadiga muscular, talvez devido a ter estado na mesma posição por muito tempo. Mas nem sempre é assim: o "peso" no peito ou nos ombros também pode ser um sintoma não muito evidente de angina pectoris.

4. Chiado e falta de ar - Cuidado com o modo como respiramos: se muitas vezes achamos difícil recuperar a respiração, mesmo sem ter feito esforços excessivos, ou achamos difícil respirar profundamente, podemos sofrer de dispnéia, uma doença ligada a possíveis problemas cardiovasculares.

Advertisement
Pixabay

Pixabay

5. Apnéia do sono e respiração pesada - Como o chiado, o ronco e a apnéia durante o sono podem significar que o nosso coração não desempenha as suas funções como deveria

6. Disfunções sexuais - Mesmo problemas relacionados ao fluxo de sangue para os órgãos genitais, tanto masculinos quanto femininos, podem, em alguns casos, estar relacionados a disfunções cardíacas.

7. Alta ansiedade - Aqueles que entram em pânico com frequência, ou estão sujeitos a ataques de ansiedade súbitas e repetidas, podem ser mais propensos a ter ataques cardíacos: foi o que comprovaram diferentes pesquisas científicas. 

BruceBlaus/Wikimedia

BruceBlaus/Wikimedia

8. Dor nas gengivas - Embora à primeira vista pareçam ser duas partes do corpo que não são ligadas, em alguns casos, e de acordo com especialistas, as bactérias que afetam as gengivas também podem atacar as artérias.

9. Pouco apetite - comer com apetite é sinônimo de saúde. Quando nos falta o apetite, ou talvez a comida nos dê uma sensação de náusea, é apropriado avaliar a quantidade do hormônio BNP, conectado, em grandes quantidades, a fraquezas cardíacas.

10. Desmaios e tonturas - Quando somos atingidos por um leve desmaio, sem razão aparente, nosso coração pode não ter fornecido o suprimento de sangue correto para o cérebro. O mesmo pode ser dito para tontura.

11. Doenças da pele, herpes ou eczema - Basta olhar no espelho: se, em geral, estamos pálidos no rosto, temos herpes recorrente ou eczema, de acordo com alguns estudos, podemos estar mais propensos a ataques cardíacos.

Advertisement