Qual melancia você compraria? Veja as 4 regras de ouro para escolher as melhores!
Comer uma fatia de melancia no verão é ideal para se refrescar um pouco e permanecer leve durante o dia. Na verdade, é a fruta menos calórica que temos disponível durante o verão e nos ajuda a reabastecer líquidos nos momentos mais quentes do dia. Muitas pessoas, especialmente as crianças, adoram a melancia por causa de seu sabor adocicado e geralmente tendem a consumí-la como um lanche, talvez na praia sob um guarda-sol. Nem todas as melancias, no entanto, têm o mesmo sabor e são igualmente saborosas - o problema persiste a cada ano: como escolher a melhor melancia?
Graças a este pequeno guia, você não terá mais dúvidas em frente à cesta de frutas e saberá como escolher a melhor e mais doce melancia de todas!
1. O pecíolo
O pecíolo seco e marrom indica que a melancia foi colhida em uma fase já madura; pelo contrário, se o pecíolo é verde, o fruto é ainda não está maduro e não atingiu o sabor certo.
2. A mancha amarela
Se você notar uma mancha amarela na base da melancia, não se preocupe, isso significa que a fruta esteve em contato com o solo aquecido pelo sol e amadureceu até o ponto certo. Pelo contrário, tenha cuidado com manchas brancas e lembre-se que uma boa melancia deve ter uma cor amarelo-laranja claro.
4. Sinais marrons
Podem não ser muito bonitos, mas eles são um sinal de que a fruta está madura e também é muito boa. Os sinais acastanhados, na verdade, nada mais são do que pequenas fissuras deixadas por insetos (lagartos ou abelhas, por exemplo) que sabem reconhecer uma fruta madura e doce!
4. O peso
Ao escolher a melancia, lembre-se de não subestimar o peso. Você já deve estar se perguntando: as melancias, maiores ou menores, deveriam ser melhores? A resposta está no meio - não exagere nos dois casos! Lembre-se, no entanto, que o peso deve ser proporcional ao tamanho da fruta.