Os maridos podem estressar as mulheres mais que os filhos, é o que dizem algumas pesquisas
Que as mulheres casadas podem sentir mais estresse do que as mulheres solteiras não é segredo. Crianças, lar, família e trabalho, todos são fatores altamente "estressantes". Mas, surpreendentemente, são os maridos que contribuem grandemente para o estresse das esposas. E muito mais que as crianças.
Um marido se comporta como uma criança extra, com a diferença de que se espera que uma criança seja uma criança, e muitos aspectos e momentos são tolerados. Certamente, quando ele tem 35 anos e se comporta como um garoto de 7 anos, não é tão fácil de aceitar ou justificar.
via today.com
Assim, enquanto as mães lidam com a gestão puramente prática da vida familiar, da saúde à educação, da educação à socialização, os pais acabam se tornando companheiros de brincadeiras perfeitos. Parece um pouco como a história do "policial ruim" e do "policial bom", adivinha quem é quem?
Em vez disso, seria importante compartilhar a responsabilidade pelo cuidado diário das crianças, de modo a aliviar as tarefas das mães, que, por sua vez, deveriam delegar mais e não necessariamente fazer tudo sozinhas.
Outro ponto sensível é o das tarefas domésticas que expõem as mães a uma alta taxa de estresse e uma em cada cinco mulheres reclama da falta de colaboração do marido. Há muitas atividades importantes para a família e podem se tornar esmagadoras para uma única pessoa.
Ambos os cônjuges devem se unir e apreciar os esforços um do outro, assim como uma engrenagem em um relógio, os dois devem trabalhar juntos para um único propósito: a serenidade na família. E, claro, se a esposa estiver estressada, ninguém se beneficiará.
Considerando todos os deveres das esposas, às quais frequentemente se acrescenta um emprego em tempo integral, elas acabam ficando muito pouco tempo para si mesmas. E isso não faz nada além de exacerbar o mal-estar e a culpa.
Seria suficiente lembrar que há 2 adultos na família, que devemos apoiar um ao outro e colaborar, tomar as decisões juntos e se ajudar, sempre que possível, na gestão prática e emocional da família.
Porque a família é, antes de mais nada, compartilhamento. Combine os esforços para uma serenidade comum e todos sairão ganhando!
Sources:
- https://www.apa.org/news/press/releases/stress/2010/gender-stress
- https://www.today.com/parents/moms-confess-husband-versus-kids-who-stresses-them-out-more-1C9884930