As pessoas que pensam que sabem tudo na verdade são aquelas que sabem menos
Há algumas certezas na vida que permanecem incontornáveis: a Terra gira em torno ao Sol, a semana tem sete dias, há quatro estações e assim por diante. No entanto, ao longo de nossa experiência, aprendemos sobre amigos e pessoas mais ou menos próximas, que têm a tendência de mostrar seus conhecimentos sobre determinados assuntos na primeira oportunidade "social", fazendo com que os que os rodeiam fiquem estarrecidas.
Agora, um estudo científico confirma que, quem pensa que sabe tudo é mais inseguro.
via Science Direct
Uma pesquisa realizada por Michael Hall e Kaitlin Raimi, da Universidade de Michigan, apontou que indivíduos com maior crença de "superioridade de conhecimento" são, na verdade, os menos informados sobre certos tópicos ou contextos. A pesquisa dos dois cientistas americanos, em primeiro lugar, deixa claro que "superioridade de conhecimento" significa a tendência humana para a qual alguém acredita que o seu conhecimento em um determinado campo é "melhor" que o dos outros, desacreditando assim as opiniões alheias.
O estudo foi feito alguns participantes que receberam artigos de diferentes fontes; alguns desses títulos estavam de acordo com as opiniões dos participantes do teste, outros não; para as "vítimas", foi perguntado qual a probabilidade de ler cada artigo até o final. A resposta do teste foi surpreendente.
O fato é que no final as pessoas com a suposta "superioridade de conhecimento" eram as menos inclinadas a ler artigos com conteúdo dos quais eles não compartilhavam o ponto de vista e, portanto, menos inclinados a buscar novas informações que pudessem expandir o seu conhecimento geral.
Em suma, a resposta a esta pesquisa é que, muito provavelmente, quando nos sentimos particularmente entusiasmados com algum assunto e achamos que sabemos mais sobre ele, precisamos dar um passo para trás e tentar considerar outras opiniões com mais respeito!