Um pequeno treinamento par o cérebro: quantas letras "G" você vê nesta espiral?
Se você gosta de se testar na resolução de quebra-cabeças ou enigmas, saiba que não está apenas relaxando, mas, ao contrário, está treinando seu cérebro. Muitos pesquisadores estão convencidos disso, tanto que afirmam que esse tipo de entretenimento pode aumentar o QI das pessoas, além de produzir um aumento na dopamina circulante, por sua vez acompanhado por um sentimento de satisfação e bem-estar. Pode-se dizer, portanto, que quebra-cabeças e enigmas são bons para a alma e também para o corpo: eles nos permitem relaxar e, ao mesmo tempo, treinar o cérebro.
Por exemplo, o que você acha de fazer um pequeno teste?
Você vai precisar de 10 segundos para nos dizer quantos "G" você encontra neste espiral cheio de letras "C" e "S". Pronto?
Pode ficar procurando alguns segundos a mais se você precisar.
E aqui está a solução: são 6 os "G" dentro do espiral.
Fácil não? Como foi? Em luanto tempo você encontrou todas as letras "G"?
Se você não respondeu a tempo, não desista, em vez disso, tenha em mente alguns pequenos truques que podem fazer a diferença para melhorar sua capacidade de concentração. Primeiro de tudo você deve saber que normalmente é estimado que uma pessoa tem uma atenção média de cerca de 8 segundos, um intervalo que pode ser superado graças a pequenas atenções que são fáceis de lembrar e seguir.
A primeira coisa a fazer antes de começar um exercício mental é: aprender a relaxar. Relaxar ajuda a aumentar a concentração.
Lembre-se da importância do descanso. O repouso regenera e, mesmo quando se está sobrecarregado pelos fardos da vida cotidiana, devemos sempre encontrar um momento também para um descanso bem merecido.
Não subestime o ambiente. O lugar é importante, assim como é importante criar a atmosfera certa para se concentrar.
Regras pequenas, grande diferença!