AVC: 5 alarmes que podem salvar uma vida

por Roberta Freitas

03 Junho 2019

AVC: 5 alarmes que podem salvar uma vida
Advertisement

O acidente vascular cerebral é uma das doenças neurológicas mais frequentes. Consiste na ruptura ou fechamento de uma artéria, que envolve a interrupção do fornecimento de sangue para o cérebro (acidente vascular cerebral isquêmico) ou o fluxo descontrolado de sangue devido à própria ruptura (AVC hemorrágico). A maior incidência é encontrada na população idosa com idade entre 65 e 85 anos, com discreta prevalência em indivíduos do sexo masculino. A sobrevivência está fortemente ligada ao fator tempo, por isso é necessário conhecer os alarmes que podem revelar um ataque.

via American Stroke Association

AVC: 5 alarmes que podem salvar uma vida - 1

https://www.fondazioneveronesi...

O AVC é essencialmente um "enfarte cerebral", isto é, a interrupção temporária do fornecimento de sangue a uma ou mais áreas do tecido cerebral, causada por obstruções ou coágulos. Se esse blecaute continuar por muito tempo, as consequências podem ser irreparáveis, até a necrose das células afetadas. Aqui estão os principais alarmes que podem salvar vidas:

  • Rigidez do ombro e do pescoço. Na ausência de condições como obesidade ou osteoartrite cervical, se você se sentir preso e não puder tocar o peito com o queixo, deve consultar o seu médico.
  • Tontura e confusão. Tontura e perda de lucidez são outros sinais que podem revelar um possível AVC em andamento.

Advertisement
AVC: 5 alarmes que podem salvar uma vida - 2
  • Enxaqueca repentina. A obstrução sanguínea causa angústia cerebral, portanto o início de uma dor de cabeça violenta não deve ser visto como uma brincadeira. 
  • Visão obscura ou dupla. Distúrbios em um ou ambos os olhos são bastante frequentes durante um derrame e são indicadores que não devem ser subestimados.
  • Sensação de dormência em uma ou mais partes do corpo. Dor, fraqueza ou mesmo paralisia nos braços, pernas ou rosto são sintomas inequívocos de que algo está errado.
AVC: 5 alarmes que podem salvar uma vida - 3

Os fatores de risco são: hipertensão, tabagismo, diabetes, doenças cardiovasculares, álcool e drogas, obesidade, dieta pobre, ansiedade/depressão, vida sedentária, problemas neurológicos. Em caso de emergência, chame a ambulância, não dirija sozinho, não coma nem beba nada.

Se você estiver ajudando alguém com um provável derrame, precisará se preparar para apoiar sua cabeça, pois ele pode vomitar. Você deve tranquilizá-lo e falar calmamente com ele. Ao entrar em contato com o serviço de emergência, o paciente deve ser monitorado e sua condição descrita para o profissional de saúde. Nunca deve ser esquecido que, especialmente se você tem menos de 60 anos, as chances de sobrevivência são altas, até 70%.

Compartilhe e divulgue esta informação, você pode salvar uma vida!

Advertisement