Fazendo este exercício por 10 minutos ao dia você deixará a dor no ciático e nas costas bem longe

por Roberta Freitas

18 Junho 2019

Fazendo este exercício por 10 minutos ao dia você deixará a dor no ciático e nas costas bem longe
Advertisement

Desde a época da educação física na escola, passando por todas as instruções dos professores em todas as academias onde nos matriculamos na vida, sempre ouvimos falar da importância do alongamento. Na maioria dos casos, esse tipo de exercício é frequentemente ignorado, considerado desnecessário ou uma perda de tempo. Mas o alongamento muscular e dos tendões é essencial, aqui está uma rotina simples que pode mudar a vida para melhor.

Torção espinhal

Torção espinhal

Enquanto estiver sentado, estique as pernas para a frente, dobre o joelho esquerdo e coloque o cotovelo direito acima dele. Descanse a mão esquerda no chão, olhando para o ombro esquerdo com a cabeça. Mantenha a tensão por 60 segundos e depois mude de lado.

Advertisement

Posição da cobra

Posição da cobra

Deitado de bruços, você tem que esticar as pernas para trás, colocando as mãos no chão, abaixo dos ombros. Em seguida, levante a parte superior do corpo, endireitando os cotovelos e inclinando a cabeça para trás, mantendo a tensão por cerca de 2 minutos.

Posição da cabeça no joelho

Posição da cabeça no joelho

Sentado no chão com a perna direita flexionada lateralmente e o joelho esquerdo dobrado, deixe o pé esquerdo tocar a parte interna da coxa. Incline-se para a direita, segure o pé direito com as duas mãos, segure a tensão por 60 segundos e depois mude de lado.

Posição do cachorro

Posição do cachorro

pexels

Plante as mãos e os pés na largura dos ombros do chão. Mantenha os braços e as pernas retos e mantenha a pressão durante cerca de 2 minutos.

Posição da rã

Posição da rã

Sentado no chão com os pés sob as nádegas e os joelhos afastados, erga os glúteos levemente e continue com os pés no chão. Com as mãos, desça para a frente, tentando chegar o mais longe possível do centro do corpo. Deixe as pernas se separarem até que as coxas fiquem esticadas, mantendo a tensão por cerca de 2 minutos.

Advertisement
kellinahandbasket/Flickr

kellinahandbasket/Flickr

Realizar esses exercícios regularmente pode ajudá-lo a dormir melhor, pois reduz a tensão, a dor nas costas e evita câimbras noturnas. O alongamento ajuda a adquirir a consciência cinestésica do corpo, fazendo com que você perceba músculos que nem sabia que possuía. O alongamento do corpo também melhora a coordenação, reduz os estados de ansiedade ou estresse e aumenta as condições gerais de bem-estar, afetando inclusive o estado da saúde orgânica.

Finalmente, os sujeitos que sentem mais frio poderão perceber uma redução na sensação de dormência devido à má circulação, dizendo adeus ao formigamento e calafrios mesmo fora da estação. Maior vigor e fluência também se traduzem em menos preguiça ou da sensação de letargia que pode tomar conta da gente depois do almoço, tornando-nos mais ativos e produtivos. Algumas pessoas conseguiram aliviar a dor musculoesquelética a ponto de não precisar mais de outros remédios.

Advertisement