Esta menina de 6 anos cuida do seu pai desde que um horrível acidente o deixou inválido
Todas as crianças do mundo deveriam viver pacificamente sua infância. No entanto, para alguns, esse direito é negado, às vezes porque eles nascem em lugares com situações críticas, outros porque acontece algo que os força a crescer rapidamente. Então as brincadeiras e a despreocupação dão lugar a deveres e responsabilidades, obrigando-as a dar adeus cedo demais a um período mágico da vida que deveria ser protegido e que nunca retornará.
A infância de Jia Jia acabou em 2016, quando ela tinha apenas 6 anos, depois que seu pai de 40 anos, Tian Haicheng, ficou paralisado devido a um acidente de carro. A essa terrível tragédia, se adicionou outra: a mãe da criança saiu de casa após o incidente e levou seu irmão mais velho.
Tian diz que sua esposa foi visitar seu pai idoso com seu filho mais velho, mas nunca mais retornou. Desde então, foi a vez de Jia Jia cuidar do pai deficiente, e ela o fez com imenso carinho e força.
Todos os dias a menina se levanta às 6:00 da manhã para massagear seu pai imobilizado e faz a sua barba, depois toma banho, café da manhã e vai para a escola. Na sua ausência, são os bisavós da pequena que cuidam de Tian, então, quando ela retorna das aulas, o ajuda a comer e a fazer os exercícios necessários.
A menina parece incansável em cuidar de seu pai e, apesar da situação, ela continua a fazê-lo com entusiasmo, amor e dignidade. Quando perguntam a ela sobre sua mãe, ela diz que não sente falta, mas ela pensa muito no seu irmão, a quem ela era muito apegada. A história de Jia Jia já está famosa na Internet e muitos comentaram comovidos sobre a incrível coragem e força de vontade de alguém tão pequeno, mas com um coração tão grande.
A possibilidade de uma criança cuidar de um adulto doente infelizmente não é tão rara. Para tornar tal circunstância mais fácil e menos traumática, a uma criança também pode ser ensinada empatia e o cuidado através de brincadeiras. Os psicólogos argumentam que essas estratégias ajudam a desenvolver a atenção para os outros nas crianças.
Até mesmo pegar um animal de estimação pode ser uma boa ideia para capacitar seus filhos, contanto que eles peçam por isso. Quando são grandes, os jovens evitam as tarefas domésticas mas, quando crianças, gostam de se sentir úteis e imitam os gestos dos pais. Esses pequenos truques podem ser muito eficazes para que as crianças adquiram hábitos que podem ser úteis a qualquer momento.
Afinal, é apenas uma questão de hábito, embora gradual, de responsabilização!