4 alimentos muito comuns que podem esconder perigos para a nossa saúde

por Roberta Freitas

27 Maio 2019

4 alimentos muito comuns que podem esconder perigos para a nossa saúde
Advertisement

Ter um estilo de vida saudável é um objetivo que, para ser alcançado, deve iniciar a partir dos alimentos que comemos. Somos verdadeiramente o resultado daquilo que comemos.

Embora estejamos bastante conscientes do que é saudável e prejudicial à nossa saúde, devemos ter em mente que mesmo alimentos aparentemente inofensivos podem esconder algumas armadilhas para o nosso bem-estar.

Provavelmente você irá se surpreender ao saber que os alimentos abaixo, que você  sempre achou que eram saudáveis, podem trazer problemas para a saúde. 

O que damos por garantido nem sempre é verdade, assim como pode não ser verdade tudo o que as campanhas publicitárias e de marketing espalham como verdade absoluta. Talvez seja hora de repensar alguns hábitos alimentares: vamos ver o porquê.

1. Bastões de caranguejo

1. Bastões de caranguejo

Natto/Wikimedia

Quantas vezes os colocamos em nossas saladas ou usamos para enriquecer pratos de peixe? Na realidade, esses bastões não têm quase nada a ver com caranguejos. No "melhor" dos casos, trata-se de purê de filé de peixe branco, mas também pode ser substituído por glúten, amido ou mesmo clara de ovo.

É um alimento que contém uma grande quantidade de açúcar, aromatizantes, corantes e amplificadores de sabor, como o glutamato monossódico. Todos os elementos que certamente não ajudam a manter uma dieta saudável...

Advertisement

2. Corn flakes

2. Corn flakes

maxpixel.net

Já ouvimos falar que um café da manhã feito com uma bela tigela cheia de flocos de milho é altamente saudável, rico em fibras e vitaminas? A propagação deste alimento em muitos países do mundo é enorme.

Tenha cuidado, porém: os flocos de milho nem sempre são tão ideais para o nosso bem-estar e precisamos entender onde os truques de marketing terminam e onde a realidade começa. Na verdade, os flocos são frequentemente fritos com açúcares e óleos que certamente não são bons para a nossa dieta, pois certamente não são bons para nós os conservantes adicionados.

3. Azeitonas pretas

3. Azeitonas pretas

hyeonju88/Pixabay

Vamos esclarecer imediatamente que as azeitonas, por si só, não representam um perigo para a nossa saúde, a menos que - mas isso é verdade para todos os alimentos - você não come uma quantidade muito grande.

O problema com as chamadas "azeitonas pretas" é que elas não existem na natureza. No máximo, podemos encontrar variedades de azeitonas tingidas de marrom escuro ou roxo. Por conseguinte, as azeitonas pretas são frequentemente azeitonas verdes "coloridas" com substâncias específicas, como o gluconato ferroso. Este não é um componente perigoso, mas ainda é um composto com o qual é melhor não exagerar.

4. Uvas

4. Uvas

Couleur/Pixabay

Sabemos bem que, quando compramos frutas, é sempre melhor preferir as sazonais. Um fruto que sabemos ser típico da estação do ano em que estamos é certamente mais saudável do que outros que encontramos nos balcões de supermercados em todas as estações.

Quase certamente, o fruto fora da estação foi tratado com antioxidantes ou preparado para crescer na estufa, para garantir sua manutenção. Este é o caso das uvas. As deliciosas bagas que provamos no Outono têm uma duração curta. Se as uvas que compramos não estragarem dentro de dois ou três dias, é muito provável que tenham sofrido um tratamento químico.

Advertisement