Veja por que é melhor evitar punir as crianças fisicamente: existem alternativas mais eficazes

por Roberta Freitas

27 Maio 2019

Veja por que é melhor evitar punir as crianças fisicamente: existem alternativas mais eficazes
Advertisement

A educação das crianças hoje é um tema bastante complexo na dinâmica familiar. A maior dificuldade na gestão das novas gerações é muitas vezes a mistura das deficiências do sistema escolar e a falta de preparação dos indivíduos no papel de pais. É uma percepção comum aquela de que antes era tudo mais fácil, mas isso é apenas parcialmente verdadeiro. O castigo corporal era normal, mas é uma estratégia errada e prejudicial.

pxhere.com

pxhere.com

Os mais velhos contam sempre que era normal bater nas crianças para que elas obedecessem, era um hábito comum, bem como uma forma eficaz de criar crianças respeitosas. Era uma época diferente, existiam outros esquemas mentais e, em todo caso, muitas pessoas conseguiram crescer equilibradas e saudáveis "apesar" das surras e certamente não graças a elas.

Sem chegar ao extremo dos maus-tratos, ainda hoje existem muitos ambientes domésticos nos quais os pais batem nas crianças regularmente quando fazem algo errado ou se recusam a seguir as regras impostas a elas.

Advertisement
Musa Musavi/Flickr

Musa Musavi/Flickr

Estudos psicológicos recentes, no entanto, mostram que esses métodos, além de não serem efetivos, são, acima de tudo, perigosos para a saúde psicofísica dos pequenos, em qualquer fase do desenvolvimento. As crianças são impotentes diante da força de um adulto e isso causa feridas reais em sua mente.

Quando elas apanham o tempo todo, duvidam do amor de seus pais, sentindo que todo o seu mundo está errado. Hábitos similares aplicados regularmente acabam minando o sistema imunológico de um organismo em crescimento, causando doenças de vários tipos.

Veja por que é melhor evitar punir as crianças fisicamente: existem alternativas mais eficazes - 3

Está estatisticamente provado que as crianças criadas em contextos violentos são muito mais propensas a se tornarem delinquentes quando adultos ou, por sua vez, pais abusivos. As punições físicas ensinam às crianças que a violência é a única maneira de resolver conflitos, enquanto seus pais e mães mostram apenas sua inadequação e imaturidade.

Uma das alternativas mais válidas é o diálogo, fazendo com que crianças pequenas entendam por que elas deveriam se comportar de uma certa maneira para que entendam seu erro. Você pode até "se entregar" a algum castigo, mas pode ser suficiente, por exemplo, exigir que ele fique em um canto em silêncio ou não deixar que brinque. Dessa forma, a disciplina é aplicada sem, no entanto, recorrer à agressão.

Advertisement