Os cachorros entendem o que dizemos para eles: é o que revela uma surpreendente pesquisa

por Roberta Freitas

24 Maio 2019

Os cachorros entendem o que dizemos para eles: é o que revela uma surpreendente pesquisa
Advertisement

Antropomorfismo é a tendência de se comportar com a realidade visível ou invisível, com objetos inanimados ou com animais, como se estivéssemos na presença de outro ser humano. O exemplo mais comum é recorrer a seus amigos de quatro patas como se você estivesse na companhia de uma pessoa. Existem aqueles que, por exemplo, conversam, desabafam ou confiam neles, mas a ciência mostrou que os cães podem realmente entender o que lhes é dito.

via AAAS

Tony Alter/Flickr

Tony Alter/Flickr

Muitos donos de cães às vezes têm o hábito de contar a história de seus animais de estimação com o mesmo orgulho e envolvimento de um dos pais que fala sobre seu filho. Entre as expressões mais comuns, por exemplo, está "Quando falo com ele, tenho a impressão de que ele entende tudo". Muitas pessoas não levam isso muito a sério, mas um estudo comprovou empiricamente que os cérebros dos cães reagem exatamente como o cérebro humano com base no que é dito e no tom usado.

Através da ressonância magnética, a atividade cerebral dos cães foi analisada por meio da pronúncia de diferentes palavras de diferentes maneiras. Como as pessoas, os cães usam o hemisfério esquerdo para interpretar o significado dos termos e o direito de decodificar a atitude. Foi interessante notar que não houve reação ao pronunciar palavras inexistentes ou expressões conhecidas com inflexão neutra. Existem outras espécies de animais capazes de entender a linguagem humana, como macacos ou golfinhos, mas o que é valioso na relação entre indivíduos e cães é a intensidade com que a conexão é estabelecida.

Advertisement
Pixabay

Pixabay

Os animais têm o dom de evoluir e se adaptar interagindo com as pessoas, embora nem todos possam estabelecer um vínculo tão forte e duradouro como os cães. O estudo é certamente fascinante, mas em essência ele descobriu o que muitas pessoas já sabiam: o aspecto mais importante da pesquisa é que os cães não só ouvem o que dizemos, mas entendem.

Amizade, afeição e lealdade são sentimentos e qualidades que um cão sente porque ele realmente se preocupa com aqueles que o rodeiam e talvez isso seja o que mais importa, não apenas que seu parceiro entenda as palavras, mas que ame quem as pronuncia. 

Advertisement