Inútil perder tempo tentando se vingar: melhor deixar que o carma se ocupe

De tempos em tempos, pode acontecer de você ter que lidar com pessoas que, com sua atitude falsa, agressiva ou maliciosa, tentam perturbar sua serenidade. A reação mais imediata é responder com igual força àquelas palavras, àquele comportamento ou ação que gerou raiva e frustração. No entanto, este não é o caminho certo para ter equilíbrio, ao contrário, alimenta apenas um círculo vicioso de energia negativa.

Em vez de fazer com que a provocação nos faça perder o controle, é muito melhor responder com o silêncio, ignorando a pessoa que provoca, desligando o surto de raiva pela raiz. Dessa forma, não apenas o domínio da situação é recuperado, mas também é bom para nós mesmos. A vingança nunca é a melhor solução, mas apenas um caminho aparentemente mais curto, que depois faz com que nos perdamos. A vida é muito mais eficaz e oportuna na apresentação da conta, então por que se preocupar? Apenas deixe as coisas seguirem seu caminho.
O que é semeado mais cedo ou mais tarde é colhido, é o carma, uma lei universal que nunca falha e nunca desilude. Não adianta andar com o peso do mal em você, é muito mais saudável deixar que as ofensas 'escorreguem' sobre você, deixando-as fluir e, eventualmente, retornando à sua fonte. As críticas devem ser aceitas somente quando são motivadas e construtivas, o resto é tudo fútil e estéril, não merece o mínimo de atenção. É claro que às vezes é difícil não ceder ao ressentimento, mas apenas respirar fundo, olhar além da face daqueles que gritam com a gente, ver outro horizonte que nos espera.

Devemos aprender a usar nossa força apenas nas batalhas que valem a pena lutar, deixando todo o resto passar sem deixar vestígios ou lembranças. Muitas vezes na vida damos ouvidos às calúnias daqueles que não são dignos de estima, mas permanecemos surdos à voz de quem realmente conta.
Abandonar as intenções de vingança significa crescer e avançar. O carma não perdoa e não esquece, pode esperar meses, talvez anos, mas sabe ser mais honesto e impiedoso que os juízes. Então, tudo o que resta é relaxar e para aqueles que se irritam, você deve responder com um sorriso, pensando sobre o que o espera ao virar da esquina.