As mulheres retardatárias vivem mais: é o que revela um surpreendente estudo

por Roberta Freitas

19 Maio 2019

As mulheres retardatárias vivem mais: é o que revela um surpreendente estudo
Advertisement

A pontualidade certamente não é feminina, gerações de namorados e maridos sabem bem disso. Os primeiros condenados a esperar no carro que a namorada saísse de casa, os segundos, prontos para um momento com o casaco, enquanto a cônjuge dava o toque final para a maquiagem. Desta vez, porém, falamos de um aspecto crônico verdadeiro e genuíno, daqueles que têm uma percepção diferente do tempo. No entanto, a pesquisa revela que esse "defeito" é, na verdade, o segredo para uma vida mais longa.

via BBC

Max Pixel

Max Pixel

Um psicólogo da Universidade de San Diego,  Jeff Conte, realizou um estudo sobre os operadores de metrô de Nova York, muitas vezes atrasados para o trabalho. O que emergiu, além de sua capacidade de lidar com várias coisas ao mesmo tempo, foi também uma condição particular e inesperada de serenidade e bem-estar.

Na prática, a razão para o atraso está na aptidão para a multitarefa, com um efeito colateral muito positivo, ou seja, uma atitude mais positiva e menos estressada em relação à vida. Os cérebros desses indivíduos, principalmente mulheres, prestam atenção a um grande número de atividades, ao mesmo tempo, sem sofrer ansiedade ou pressão.

É um presente inato que leva a ser eficiente, apesar da quantidade de tarefas, com a pequena desvantagem de frequentemente perder a visão do relógio. Um fato muito fascinante foi verificar que, na realidade, para alguns "1 minuto", dura até menos de 60 segundos, enquanto para outros ele se expande para mais de 70 segundos.

Isto significa, em assuntos biologicamente programados, que a cada hora existe o risco de exceder de 10 a 15 minutos em média. Nada mal, tanto que uma atitude menos fiscal e indulgente em relação a si se traduz em maior saúde, especificamente a menor incidência de doenças cardiovasculares ou transtornos depressivos.

Advertisement
Pexels

Pexels

Para a série "longa vida para os retardatários", especialmente no mundo feminino. Embora este estilo de vida menos obcecado com a precisão garanta a longevidade, por outro lado, pode representar um dano econômico. A expressão "tempo é dinheiro" é mais válida do que nunca na sociedade moderna já que, apenas na Estados Unidos, é estimado que, devido a atrasos, cerca de 90 trilhões de dólares são queimados a cada ano.

Como se tornar mais pontual sem sacrificar sua felicidade? Você só precisa se conhecer e saber como se organizar. Aqueles que sabem que nunca chegam a tempo podem começar cedo preparando o que precisam na noite anterior. Pense nas muitas mães e donas de casa que cuidam da casa, dos filhos e trabalham... imagine se não forem multitarefas!

Advertisement