A mãe se surpreende porque o filho pede para ela preparar dois almoços, mas depois entende que um não era para ele
Num mundo em que se tornou normal erguer muros e criar divisões, as crianças costumam, com sua simplicidade e falta de superestruturas, abrir os olhos para as prioridades da vida; e a história que vamos contar é prova disso.
O protagonista é Dylan, uma criança do Novo México, Estados Unidos, que surpreendeu sua mãe com um pedido especial, revelando uma extraordinária gentileza de espírito.
Um dia, enquanto preparava o almoço para ir à escola, sua mãe, Josette Duran, ouviu-se dizer: "Mãe, você pode me fazer um almoço duplo hoje?" A mulher, pensando que a pergunta era curiosa, perguntou-lhe se por acaso a comida que ele costumava colocar em sua lancheira era insuficiente para satisfazê-lo. Mas a resposta da criança surpreendeu-a e encheu-a de orgulho: "Na verdade é para outra criança. No almoço, ele só come alguma fruta, pode preparar algo para ele também? Acho que ele não tem dinheiro para o almoço".
A partir daquele dia, a mulher começou a apoiar o pedido do filho, preparando-lhe um almoço duplo com sanduíches, iogurtes e doces que a criança compartilhava diariamente.
Obviamente, depois de algum tempo, a equipe da escola e a mãe da outra criança foram informadas dessa rotina e convocaram Josette para a escola.
Na verdade, a realidade era bastante delicada: a mãe do outro aluno havia perdido o emprego e estava lutando para trazer comida para a mesa. Tendo ficado sabendo do gesto de Josette, ela propôs reembolsar as refeições doadas, mas ela recusou categoricamente. Na verdade, a própria Josette vivenciou um período de pobreza no passado, até mesmo dormindo em seu carro, então ela sabia bem o que significava estar em apuros.
Após o acontecido, a escola iniciou uma série de iniciativas de coleta de dinheiro para criar um fundo para fornecer refeições para as crianças menos favorecidas. Um lindo gesto... nascido da iniciativa simples e maravilhosa de uma criança!