Um menino de 4 anos ficou míope porque a sua avó deixava que ele brincasse com o celular por várias horas todos os dias

por Roberta Freitas

05 Maio 2019

Um menino de 4 anos ficou míope porque a sua avó deixava que ele brincasse com o celular por várias horas todos os dias
Advertisement

Quantas vezes vimos crianças "que ficam quietinha" porque pais ou parentes dão a eles um smartphone ou tablet?

Vídeos, músicas, jogos, desenhos animados: as ferramentas "inteligentes", que quase todos nós temos hoje, podem entreter os pequenos, é claro, mas também podem causar grandes danos.

Isso é totalmente demonstrado pelo que aconteceu com uma criança taiwanesa de apenas quatro anos. A criança, que ficava com sua avó enquanto os pais iam para o  trabalho, podia brincar e assistir a vídeos no telefone todos os dias, por várias horas.

via chinapress.com

NadineDoerle/Pixabay

NadineDoerle/Pixabay

Muitas, no entanto, para seus jovens olhos, que um dia começaram a devolver imagens borradas para a criança. Alarmado, ele alertou seus pais, que o levaram para um check-up no hospital.

Daí o diagnóstico: miopia. O médico alertou seu pai e sua mãe sobre os riscos associados ao uso intensivo dos dispositivos.

A luz azul que eles emitem das telas, na verdade, pode causar essa condição ocular, bem como acelerar a degeneração macular. A miopia é tratável, é claro, mas a degeneração macular representa danos irreversíveis e mais sérios.

Advertisement
Brett Sayles/Pexels

Brett Sayles/Pexels

A idade média daqueles que usam dispositivos tecnológicos portáteis está diminuindo gradualmente, e isso é, sem dúvida, um risco. Especialistas alertam que o dano causado pela exposição prolongada à luz azul ainda é relativamente desconhecido.

Então, de acordo com os médicos, é bom não abusar de tablets e smartphones, e alternar o tempo que passamos na frente da tela com algumas interrupções, talvez encontrando um pouco de contato com o "mundo real".

Só assim poderemos nos defender (e defender nossos filhos, ou netos) do risco de incorrer em uma verdadeira "miopia digital".

Advertisement