Você não suporta ouvir os outros mastigando? Veja qual "doença" você pode ter
Para algumas pessoas, ouvir os dedos de alguém tocando um teclado, a ponta de um lápis que risca uma folha de papel ou ouvir alguém mastigando é equivalente a uma verdadeira tortura. Esse não é um estado momentâneo de nervosismo devido a um dia ruim, mas é um transtorno psiquiátrico completo. É chamado de misofonia, também chamada de sensibilidade seletiva ao som, uma condição clínica que também pode ser incapacitante.
OBS: os conselhos que lhe damos NUNCA podem substituir a opinião de um médico ou os tratamentos farmacológicos que um médico pode receitar para uma patologia específica.
via Audiology
Por exemplo, as pessoas que sofrem de misofonia percebem uma torneira que pinga durante a noite como uma britadeira que lhes causa enorme desconforto. Esta doença neurológica só foi oficialmente reconhecida e codificada na enciclopédia epidemiológica desde 2002, pelos neurocientistas Pawel e Margaret Jastreboff. Existem vários estágios e variações do distúrbio, assim como os efeitos desencadeados por tais desconfortos; a vítima da misofonia pode simplesmente se sentir irritada ou mal-humorada, mas também pode desenvolver ansiedade, ataques de pânico ou até ter explosões de raiva violenta.
Um dos aspectos mais fascinantes dessa doença reside no fato de que a maioria dos ruídos que são traduzidos como insuportáveis quase sempre tem uma entidade inferior àquela de uma conversa normal. Assim, o poder real do som não conta, mas, como o ouvido e o cérebro interpretaM essa mensagem acústica e a transformaM em uma ameaça, uma fonte de estresse. Até ontem, talvez muitas pessoas que tiveram hoje o diagnóstico podiam ser consideradas completamente "loucas", dependendo de sua reação e de sua capacidade de controlar o desconforto gerado pelo som irritante.
Tente imaginar o que significa sofrer de misofonia e trabalhar em um escritório onde todos estão usando o computador ao mesmo tempo, ou talvez estar em um restaurante com pessoas que comem; realmente deve ser algo extremamente irritante!
O tratamento envolve uma terapia cognitivo-comportamental combinada com outros dispositivos de controle terapêutico. Muito pouco se sabe sobre isso, mas é provável que esse tipo de distúrbio nervoso se desenvolva durante a adolescência. No início de algum tipo de aviso, é melhor não negligenciar o problema, entrando em contato com um médico de confiança e passando pelos tratamentos disponíveis hoje para aliviar esse desconforto curioso.
Fonte:
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6034066/
- https://www.audiology.org/sites/default/files/resources/misophonia.pdf