3 simples exercícios para treinar o seu cérebro a não se preocupar quando não deve
Viver em um estado constante de preocupação, no final, tem consequências para a saúde mental e física. Cada um de nós terá experimentado um batimento cardíaco acelerado, transpiração excessiva ou falta de ar durante uma preocupação séria. Na vida, é importante ser capaz de controlar as emoções, tanto positivas como negativas, em particular, evitando ficar apreensivo com tudo.
Viver de uma forma mais relaxada, cuidar apenas quando é realmente necessário, é uma questão de treinamento: aqui estão algumas práticas diárias que nos ajudam a relaxar a mente e o corpo.
Como treinar o cérebro a se preocupar menos
Estar constantemente preocupado não é apenas uma condição mental: também corresponde a um estado físico de tensão muscular. Se alguém reconhece que está apreensivo de uma forma exagerada ou quando não há necessidade, é bom intervir para restaurar um estado de tranquilidade: aqui estão algumas atividades simples que ajudam nesse objetivo.
- Escrever as preocupações em um pedaço de papel: transferir ansiedades da mente para uma folha de papel é uma maneira de observá-las de um ponto de vista diferente e mais objetivo. Muitas preocupações parecerão inofensivas, enquanto em outros casos será mais fácil encontrar uma solução para resolvê-las.
- Fazer atividade física: estar em uma cadeira para pensar não faz nada além de alimentar ansiedades e preocupações. Se você precisa raciocinar ou aliviar a tensão, o movimento é ideal. Mesmo uma simples caminhada ao ar livre é suficiente para livrar-se de apreensões infundadas e olhar para tudo com olhos mais racionais.
- Medite: se você quer se afastar daquilo que temporariamente lhe causa preocupação, a meditação pode ser útil para você. Concentrando-se na sua respiração, nos pontos de apoio do seu corpo na superfície em que você está sentado, você será capaz de desviar a atenção do que lhe causa ansiedade. Comece fechando os olhos e simplesmente observe sua respiração, deixando-a fluir como ela vem.
Essas parecerão atividades inúteis, mas fazer essas coisas ajuda muito a se acalmar e administrar preocupações: se o estado de apreensão se tornar crônico ao longo do tempo, pode ser útil conversar com um especialista, que pode aconselhá-lo sobre as melhores práticas.