Usamos sempre a bandeja de alumínio para conservar os alimentos: veja quais os riscos corremos

Talvez nem todos saibam que as práticas bandejas de alumínio que todos usamos para armazenar alimentos na geladeira ou para aquecer nossas refeições no microondas podem promover a migração de contaminantes, materiais tóxicos que entram em contato com os alimentos que comemos.
A levantar a questão do comportamento errado que todos nós assumimos na vida cotidiana foi um questionário esclarecedor lançado pelo Istituto Zooprofilattico Sperimentale del Piemonte, della Liguria e della Valle d’Aosta.
via CeISRA

Os resultados do questionário, lançado em 2018, em ocasião do projeto "Materiais e objetos plásticos em contato com alimentos de origem animal: estratégias inovadoras para proteger a saúde pública dos desreguladores endócrinos" destacaram percentuais preocupantes: 40% dos consumidores não verifica se o recipiente que usa para armazenar alimentos na geladeira é adequado para o contato com alimentos, 25,5% não verifica se o recipiente pode ser usado no microondas, 57,2% não verifica se pode ser usado no congelador e 53,3% não verifica se pode ser lavado na máquina de lavar louça.
Todos os comportamentos errados que favorecem a migração de contaminantes do chamado MOCA (Materiais em contato com alimentos), incluindo alumínio, ftalatos, bisfenol A e alguns disruptores endócrinos. Os comportamentos mais arriscados são, de acordo com o estudo, os seguintes:
- armazenar alimentos com a embalagem original aberta em refrigeradores
- entrar em contato com alimentos gordurosos e óleo com luvas plásticas
- manter o molho de tomate ou até picles em recipientes de alumínio
- armazenar alimentos salgados em alumínio
E então, estas são as recomendações do Instituto Zooprofilático para uma correta conservação de alimentos sem o risco de contato com o Moca:

Finalmente, no que diz respeito às garrafas plásticas (Pet), o estudo sublinha como deve ser evitado reutilizá-las várias vezes para preservar bebidas como água e outros tipos; isso porque, se expostos à luz solar ou a outras fontes externas de calor, podem estar sujeitos a fortes tensões térmicas.
Preciosos conselhos que todos devemos seguir com a máxima cautela e com um pouco mais de consciência. Você não concorda também?
Source:
- https://www.ceirsa.org/leggitutto.php?idrif=875
- https://przvdqe25t3itpa733jhkcik-wpengine.netdna-ssl.com/wp-content/uploads/2019/03/Elaborazione_risultati_questionario_MOCA_11.07.18.pdf