Cozinhar nos relaxa e faz bem para nossa saúde mental, palavra dos psicólogos

Todos na vida passaram por períodos em que estavam mais tristes, ou momentos em que a mente estava cheia de peso e negatividade. O conselho que os psicólogos fornecem, na maioria dos casos, é fazer atividade física, meditar, desenhar, correr, mas muitos não sabem que até mesmo a atividade em frente ao fogão pode ser particularmente terapêutica. E um estudo recente de psicologia confirma isso.
via Journal of Positive Psychology

A dar origem à teoria de que cozinhar é uma das melhores terapias para o mau humor e problemas psicológicos é um estudo recente publicado no Journal of Positive Psychology, que revelou que aqueles que cozinham pelo menos uma vez por dia se sentem mais felizes e vivem os pequenos obstáculos da vida cotidiana com mais positividade. Um segundo estudo enfatizou, em vez disso, como a autoestima e a autoconfiança aumentaram em todos aqueles que frequentaram aulas de culinária e que, no passado, sofriam de ansiedade ou de vários distúrbios psicológicos.
A pesquisa psicológica, portanto, enfatizou o fato de que cozinhar nos ajuda a nos sentirmos satisfeitos, isso porque, de acordo com a teoria da ativação comportamental, uma atividade que nos leva a atingir objetivos (neste caso, usar os ingredientes para obter um prato) nos mantém afastados da procrastinação, ou da sensação de poder adiar coisas que não gostamos.

Cozinhar também nos liberta temporariamente de problemas cotidianos, e de fato cozinhar um alimento é algo que requer muita atenção e precisão e devemos cuidar de todas as coisas que são usadas na cozinha, quando a água começa a ferver, quanto tempo leva até a massa crescer, por exemplo; e justamente quando o único pensamento é fazer uma boa refeição quente com suas próprias mãos, eis que as ansiedades diárias voam magicamente para longe. E é, portanto, uma consequência o fato de que trabalhar na cozinha nos permite de nos sentirmos no controle de nós mesmos, de sentirmos que somos mestres de algo e que não estamos mais à mercê de ansiedades e preocupações frequentes.
Você também sente as preocupações e os pensamentos negativos desaparecem quando você se coloca na cozinha como que por um passe de mágica? Muito pouco é necessário para banir temporariamente o mau humor, e a resposta está na nossa cozinha!
Source:
- https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17439760.2016.1257049
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5862744/