As preocupações te oprimem? Um modo para aliviar essa pressão existe e é mais simples do que você imagina
Praticamente todos nós sabemos que uma boa caminhada é a maneira mais simples e eficaz de se livrar de pensamentos ruins e melhorar o humor. Sempre que a mente é invadida por tantas preocupações, sair para respirar e dar um passeio sem um destino preciso é muito útil para reorganizar idéias e reduzir a pressão a que você está sujeito. Mas agora até mesmo a ciência mostrou as qualidades desse hábito simples e saudável.
A questão foi objeto de um estudo específico por um grupo de neurocientistas da Universidade de Princeton, em Nova Jersey, nos Estados Unidos (fonte da pesquisa). No centro do experimento, dois grupos de voluntários, um submetido a "atividade física", o outro "sedentário". No primeiro grupo foi observada a ativação dos hormônios do bem-estar, substâncias que têm a capacidade de inibir os mecanismos de excitação das células nervosas. O resultado foi, portanto, que os sujeitos utilizados que se movimentam apresentaram menos sintomas de agitação e ansiedade. A boa notícia é que você não precisa necessariamente ser um desses voluntários para tirar vantagem disso.
Brincadeiras à parte, a pequena descoberta é apenas a confirmação empírica de uma verdade já conhecida e aplicada diariamente por muitas pessoas. Caminhar, portanto, não é apenas um bom remédio para a depressão e o estresse, mas também uma excelente ferramenta para "redefinir" o cérebro e começar a trabalhar de forma mais produtiva do que antes. Um passeio tranquilo a pé é, na verdade, a melhor maneira de deixar ir embora o caos mental, concentrando-se apenas na estrada, no que você encontra, respirando e voltando a entrar em contato com o seu eu interior. Andar ainda é uma atividade acessível a todos e perfeita para todas as idades.
Para ter maior bem-estar o contexto no qual você caminha é fundamental. Andar em meio a uma multidão, entre ruas movimentadas ou em um shopping center é algo bem diferente de fazê-lo em uma floresta, nas montanhas ou na praia. A mente precisa de silêncio e paz para se regenerar, de modo que, na medida do possível, se você tiver tempo e maneira, é melhor preferir um lugar tranquilo, longe da confusão da metrópole. Dessa forma, você pode realmente recarregar e retornar às ocupações diárias cheio de entusiasmo e energia.