Os maridos deveriam dividir sempre as tarefas domésticas com suas mulheres, não só quando elas pedem

O tópico de hoje é tão antigo quanto o mundo, ou seja, a clássica batalha dos sexos e dos papéis. Mesmo anos após o início do terceiro milênio, as discussões sobre quem deve fazer o que dentro e fora de casa continuam como se a história nunca pudesse ensinar nada a ninguém. Pontualmente, o mesmo cenário se repete do marido que, depois do jantar, começa a assistir à televisão enquanto sua esposa continua a limpar a cozinha, como se o dia estivesse apenas começando.
via Constance Hall / facebook.com

A desculpa usual usada por tantos homens é a fadiga após uma longa maratona de trabalho, como se insinuasse que as esposas em casa se divertissem cuidando da casa, de seus filhos e cumprindo os muitos compromissos.
Quem jogou gasolina na fogueira foi a blogueira australiana Constance Hall, que tem um grande número de seguidores nas redes sociais. Para aqueles que comentaram acidamente, argumentando que os homens não têm o dom da telepatia e que, quando a ajuda é necessária, basta pedir, Constance respondeu com ironia. O que ela fez foi escrever uma série de "listas" precisas e detalhadas, como se fossem endereçadas a autônomos, instruções fáceis de digerir para todos.

O objetivo era agitar o debate e sublinhar como essa resposta estava à beira do absurdo. Mesmo o marido mais atarefado vive no mesmo habitat doméstico que sua mulher, então ele sabe o que fazer e quando fazê-lo. Usar o álibi de "apenas pedir" é muito confortável e beirava a provocação.
Um parceiro presente e atencioso não precisa de anotações ou listas para entender o que é necessário fazer, quanto mais sempre esperar até que a mulher peça 'ajuda' antes de tomar a iniciativa.

Constance fala um pouco sobre todas as esposas e donas de casa quando diz que uma mulher não deve ser uma empregada, e o casal deve trabalhar em conjunto em tudo. O peso dos deveres domésticos deve ser carregado em dois, o trabalho em equipe é necessário, caso contrário, você não vai a lugar nenhum. Pode haver dias em que haja alguém mais cansado do que o outro entre a esposa e o marido, e é precisamente nessas circunstâncias que precisamos de colaboração e compreensão mútua. O mundo não acaba se de vez em quando "ele" se levanta e começa a lavar a louça sem que ninguém lhe diga nada.