Veja o que acontece com o seu corpo e a sua mente quando você cochila por somente 20 minutos

Na era em que os principais fundadores dos gigantes tecnológicos e digitais do planeta revelam que o segredo de seu sucesso reside justamente em pouco sono, a ciência está reavaliando os benefícios da velha "soneca" diária.
Os humanos caem nos 15% dos mamíferos que têm um sono monofásico, isto é, apenas uma vez por dia. Ainda não está claro se é genético ou se foi a sociedade que modificou os biorritmos, mas o que é certo é que, em geral, hoje não dormimos o suficiente.

Tirar uma soneca de vez em quando não é apenas saudável, mas também tem efeitos positivos na eficiência e produtividade. Fazer uma pausa durante o dia pode ser o remédio para déficits de sono, ajudando o cérebro a recarregar adequadamente. Mais energia significa mais criatividade, aprendizado rápido, raciocínio efetivo e tempos de reação mais rápidos.
Essa nova tendência é chamada de “napping” e mais e mais estudos estão exaltando suas qualidades benéficas. Um cochilo saudável reduz a pressão arterial, alivia o estresse, é bom para o coração e restaura a funcionalidade das habilidades cognitivas. Como se isso não bastasse, parece que dormir um pouco mais também ajuda a controlar o cortisol e a perder peso.

Outra vantagem do cochilo é o aprimoramento da memória, relaxamento, melhor desempenho e maior atenção em momentos de utilidade. Aparentemente, o cochilo é muito mais eficaz do que uma xícara de café no meio do dia para se sentir cheio de energia novamente.

Com relação à duração das pausas, se orienta em torno de 20 a 30 minutos, suficientes para acentuar a agilidade mental, o aprendizado motor e a memória verbal. De 30 a 60 minutos, as habilidades de tomada de decisão também são aumentadas, para que você possa ter ideias mais claras quando acordar. De 60 a 90 minutos, você pode entrar na fase REM para que o cérebro seja reiniciado e recupere completamente. No entanto, é melhor não exceder quando você percebe que a soneca diurna resulta em uma redução no sono noturno.
Source: