O segredo de Séneca para acalmar a mente eliminando as preocupações inúteis

por Roberta Freitas

09 Abril 2019

O segredo de Séneca para acalmar a mente eliminando as preocupações inúteis
Advertisement

Acontece com todos de pensar que a vida e tudo o que ela contém, das experiências positivas às mais negativas, é uma catalogação contínua do bem e do mal, dos fenômenos que não temos como não inserir em dois grupos opostos um ao outro: aqueles que são prejudiciais às nossas vidas e aqueles que nos dão serenidade e satisfação, evitando o primeiro.

A moderna questão psicológica trouxe à tona a ideia de que nos preocupamos demais, muitas vezes desnecessariamente. No entanto, Séneca os precedeu.

via Filosofico.net

Peter Paul Rubens/Wikimedia

Peter Paul Rubens/Wikimedia

Segundo o grande filósofo da Roma antiga, a concentração de nossos pensamentos nos aspectos negativos da nossa vida não nos faz passar os dias com a serenidade correta. Na troca de cartas com seu amigo Lucílio publicada em "Letters of a Stoic", Séneca diz: "há mais coisas que podem nos assustar do que nos esmagar; sofremos mais na imaginação do que na realidade. Algumas coisas nos atormentam mais do que deveriam; outras nos atormentam antes de chegar e outras ainda nos atormentam quando não deveriam nos atormentar. Temos o hábito de exagerar, imaginar ou antecipar a tristeza”.

Séneca insiste que a liderança da vida é muitas vezes caracterizada pela presença constante de negatividade, do perigo iminente de que algo pode nos prejudicar ou tirar um lampejo de felicidade; uma condição que é compartilhada por todos os seres humanos.

Advertisement
Pxhere

Pxhere

Séneca vai além e classifica aquelas que, segundo seu pensamento, são preocupações razoáveis ​​e aquelas que são totalmente irracionais; na opinião do grande filósofo romano, tendemos a ceder demasiadas vezes a coisas irracionais e, a esse respeito, tentamos delinear uma possível solução para "demasiadas preocupações": "A verdadeira felicidade é desfrutar do presente sem depender ansiosamente do futuro, não divirta-se com esperanças ou medos, mas descanse em paz, como aqueles que não querem nada, as maiores bênçãos da humanidade estão dentro de nós e estão ao nosso alcance. Um homem sábio está feliz com seu destino, seja qual for, sem desejar o que não tem. "

segredo de Séneca é viver aqui e agora, no presente, longe de todos os tipos de preocupações que estão por vir. Qualquer que seja o futuro que nos espera, poderemos enfrentá-lo melhor se aprendermos as virtudes da resiliência, aprendermos a ser fortes e a apreciar o melhor que nos acontece agora mesmo, aqui e agora!

Source:

Advertisement