A caminhada rápida ajuda realmente a emagrecer: todas as indicações para caminhar no modo correto
Você já deve ter ouvido muitas vezes que a caminhada é uma forma alternativa de perder peso e queimar o excesso de gordura, e talvez você tenha começado imediatamente a caninhar para atingir seus objetivos físicos.
É verdade, você pode perder peso caminhando, mas antes de tudo você precisa saber como e quanto andar: detalhes que, no caso específico da caminhada, fazem uma grande diferença.
Também acontecerá a você de se perguntar: que ritmo devo ter? Quantos quilômetros eu tenho que cobrir? Quantas vezes por semana eu tenho que andar? Aqui estão todas as respostas que você precisa saber para transformar a caminhada em uma atividade de queima de gordura.
Em comparação com a corrida e outras atividades, caminhar é, sem dúvida, uma maneira muito mais suave de movimentar o corpo: se você não tiver experiência suficiente ou se estiver sedentário por muito tempo, a caminhada pode evitar entorses ou outras lesões típicas daqueles que se improvisam corredores.
É também uma atividade aberta a todas as idades e tem pouquíssimos efeitos colaterais: é uma ótima maneira de começar e realizar um programa de treinamento mais intenso.
Mas não é suficiente usar sapatos e começar a andar, ou pelo menos não é suficiente se o objetivo é recuperar a forma.
Em geral, para transformar o caminhar em uma atividade útil tanto para o corpo como para a mente, você precisa caminhar pelo menos 45 minutos por dia. Deve-se acrescentar, no entanto, que a diferença não é tanto o tempo quanto a intensidade da caminhada.
Tendo em conta o seu nível de preparação inicial, é ideal alternar superfícies com diferentes inclinações, a fim de submeter o sistema circulatório a esforços de intensidade variável. Subidas e descidas, planícies e trechos montanhosos, portanto, são o melhor caminho para a caminhada.
Quanto às distâncias, recomenda-se cobrir entre 5 e 7 km, ou 10.000 passos.
Então, para transformar a caminhada em uma atividade de queima de gordura, é preciso levar em conta essas indicações, assim como qualquer outro esporte.
Andar a pé continua sendo a maneira mais fácil e recomendada de começar a se mover, tentando reparar os danos causados por um estilo de vida sedentário. Mas certifique-se de fazer isso certo!