A dor nas costas pode ser aliviada agindo nos pés: veja 5 exercícios que podem ser feitos em apenas 15 minutos de tempo.

por Roberta Freitas

05 Abril 2019

A dor nas costas pode ser aliviada agindo nos pés: veja 5 exercícios que podem ser feitos em apenas 15 minutos de tempo.
Advertisement

Independentemente da idade, muitas pessoas sofrem de distúrbios do sistema musculoesquelético. A razão está no estilo de vida e nos maus hábitos posturais devido a vários tipos de trabalho. Muitos não sabem que a maioria das dores nas articulações do ombro, pescoço e costas se originam nos pés. A acupuntura e a reflexologia usam a estimulação dos meridianos dominantes para aliviar o desconforto.

Aqui estão 5 exercícios simples para fazer em casa também.

Youtube

Youtube

  • Caminhar. Neste caso, você tem que fazê-lo na ponta dos pés por cerca de 20 segundos, descansar por mais 15 e repetir pelo menos 5 vezes.
  • Gire os tornozelos. A posição inicial é de estar deitado de costas no chão.  Levante uma perna fazendo círculos concêntricos com o tornozelo 10 vezes, repetindo com a outra perna.
  • Resistência à flexão. Sentado no chão, com uma perna levantada, mantenha o joelho um pouco flexionado. Este exercício envolve o uso de um elástico posicionado na sola do pé, sob os dedos. Devemos segurar o elástico com as duas mãos, trazer a perna de volta para a posição inicial e repetir 5 vezes em 10 séries.
Advertisement
pixabay

pixabay

  • Pressão nos dedos. Da primeira posição em pé, dobre levemente os joelhos e mova os dedos dos pés como se estivesse tentando agarrar o chão. O gesto deve ser repetido em intervalos de cerca de 3 segundos em uma série de 10 repetições, pelo menos 3 vezes durante o dia.
  • Recolha um lápis. Com os pés descalços, coloque uma caneta ou lápis no chão e tente pegá-lo usando os dedos dos pés. Uma vez agarrada, a posição deve ser mantida por cerca de dez segundos e depois solte, repetindo o gesto 5 vezes e alternando-o durante o dia pelo menos 3 vezes.
pixabay

pixabay

Embora estes sejam movimentos suaves e estejam ao alcance de todos, é sempre melhor consultar o seu médico antes de iniciar qualquer tipo de atividade ou treinamento. Na ausência de contra-indicações ou precauções particulares, essa rotina pode ser facilmente incorporada à prática diária. O resultado é poder contar com um remédio simples e rápido para aliviar a dor e a tensão de todos os dias, melhorando também a postura quando parado e em movimento. Isto deve-se ao facto de a maior parte dos problemas de desalinhamento do corpo começarem a partir da base, isto é, dos pés e tornozelos.

Advertisement