As crianças pedem sempre um copo de água antes de irem dormir: sabem por quê?

por Roberta Freitas

05 Abril 2019

As crianças pedem sempre um copo de água antes de irem dormir: sabem por quê?
Advertisement

O artigo de hoje poderia ser intitulado de maneiras diferentes, porque o último copo de água antes de dormir é apenas um dos muitos pedidos que os pequenos podem fazer aos pais no final do dia. De fato, muitas vezes acontece de colocar as crianças para dormir, de estar prestes a ir embora e apagar a luz e de ouvir uma vozinha. Então você volta porque de repente a sede foi despertada. Mas vamos entender aqui o verdadeiro motivo dessa solicitação.

via alvarobilbao.com

pixabay

pixabay

O neuropsicólogo Alvaro Bilbao, em seu livro "O cérebro da criança explicado aos pais", revela o que está por trás do comportamento das crianças para ajudar mães e pais a entendê-las e depois criá-las melhor. Colocar as crianças na cama é um daqueles gestos que simbolizam o fim de um longo dia. Esse é o momento em que você pode dedicar um pouco para si ou para o seu parceiro, relaxar e aliviar a tensão. Naquele momento, muitas crianças tendem a pedir as coisas mais estranhas mas, na maioria dos casos, elas pedem um último copo de água antes de irem dormir.

Você certamente se perguntou por que esse pedido... O neuropsicólogo dá sua motivação.

A sede tem pouco ou nada a ver com o enésimo pedido de atenção. A verdadeira razão é que quando escurece, quando a noite se aproxima, os pequenos precisam se sentir seguros, e saber que seus pais estão lá, se precisarem. Então, se não é a água, o pedido pode ser para manter uma luz acesa no quarto, para ter um carinho nas costas, o cobertor dobrado ou outro beijinho de boa noite. 

Advertisement
Lars Plougmann/Flickr

Lars Plougmann/Flickr

Longe de querer pôr a paciência já exausta dos pais à prova, as crianças estão apenas à procura de mais tranquilidade numa hora do dia em que se sentem menos calmas. Dormir sozinho, mesmo para crianças mais velhas, requer sempre uma pequena dose de amor e conforto, algo que é pedido na forma de muitas pequenas "desculpas".

Não há nada de complexo ou estranho, portanto, em ficar mais cinco minutos com seu filho, o importante é que ele se sinta seguro e tranquilo. Afinal, é melhor aproveitar esses momentos porque um dia eles passarão e você certamente sentirá falta deles!

Advertisement