De acordo com esta pesquisa, lençóis e toalhas deveriam ser lavados cuidadosamente pelo menos 2-3 vezes por semana
Sim, mesmo quando se trata da frequência de lavar roupas ou lençóis e toalhas, a ciência intervém para indicar qual é a média correta para realizar essa operação. Camisetas e blusas, por exemplo, podem ser usadas várias vezes antes de colocá-las de molho, as roupas com as quais você pratica esportes devem ser colocadas na máquina de lavar a cada uso e, por fim, os jeans nunca deveriam ser lavados. Mas é as roupas de cama e toalhas? Aqui está a resposta.
via American Cleaning Institute
Toalhas. Elas podem ser usadas várias vezes, mas você não precisa esperar muito antes de colocá-las na máquina de lavar. Elas ficam pendurados por dias no banheiro, um lugar quente e úmido, ideal para a proliferação de bactérias. Melhor lavá-las pelo menos uma vez a cada 3-4 dias de uso.
Lençóis e fronhas. Dormindo, a roupa de cama fica cheia de bactérias e suor, especialmente no verão, quando é mais quente. Lavá-las uma vez por semana é uma boa média. No inverno, quando você usa pijamas mais grossos e quentes, pode diluir ligeiramente as lavagens.
Travesseiro. Não apenas a fronha, mas todo o travesseiro deve ser lavado a cada seis meses. Deitar sua cabeça nele o impregna com bactérias, ácaros e outras partículas perdidas durante o sono.
Tapetinho do banheiro. Lembramos sempre do roupão e das toalhas, mas quase nunca do tapete. Todos os dias é encharcado de bactérias, com sujeira e está quase sempre úmido. É uma boa regra lavá-lo uma vez por semana.
Panos de prato. Esses panos são usados com muita frequência na cozinha para secar as mãos e os utensílios e também entram em contato frequente com a comida. Com a absorção de bactérias e sujeiras de várias fontes deve, portanto, ser lavado todos os dias. Você pode trocá-los diariamente e depois lavá-los todos juntos uma vez por semana.
Prestar atenção a essas regras essenciais de limpeza é muito importante para o bem estar em casa. Não esqueça delas!