Nos Estados Unidos foram criadas "caixas" onde deixar os bebês indesejados

por Roberta Freitas

29 Março 2019

Nos Estados Unidos foram criadas "caixas" onde deixar os bebês indesejados
Advertisement

Entre as principais causas de gravidez indesejada e abandono de recém-nascidos está a educação sexual insuficiente na adolescência; quando isso não é eficaz ou falta no sistema educacional de uma sociedade, as consequências podem ser as do abandono forçado de um bebê indesejado.

Nos Estados Unidos, foi introduzida uma lei que permite que as mães abandonem seus bebês em locais seguros que garantam proteção e segurança de maneira totalmente legal.

Facebook

Facebook

A lei dos EUA chamada Safe Haven permite, de fato, remover o aspecto ilegal do abandono do recém-nascido, caso ele seja deixado em um lugar seguro; para que isso acontecesse de uma maneira totalmente livre de riscos, nasceu a organização Safe Haven Baby Boxes, uma associação que busca conscientizar o público sobre o crescente problema de abandonar bebês recém-nascidos e casos de infanticídio.

A viver o abandono na própria pele, de fato, foi a CEO da associação Monica Kelsey; a mulher foi abandonada assim que nasceu e acha que tal iniciativa pode abalar positivamente a mente dos cidadãos americanos.

Advertisement

As “caixas” de bebês são incubadoras reais com aquecimento interno e sensores que imediatamente alertam o sistema de emergência assim que os bebês são colocados dentro; isso permite que alguém chegue até o bebê em menos de 5 minutos.

Aparecidas pela primeira vez nos Estados Unidos em 2016, as caixas de bebê não são uma novidade: durante a Idade Média, a "roda dos rejeitados" era uma bússola giratória onde colocar crianças indesejadas que ficava fora de hospitais, igrejas e orfanatos. Antes dos EUA, no entanto, as caixas de bebês voltaram a ser usadas em outros países ao redor do mundo, incluindo Paquistão, Coréia do Sul, Polônia, Rússia, Malásia, Alemanha e Suíça.

O que você acha dessa iniciativa americana? Será este o caminho certo para aumentar a conscientização sobre o abandono de bebês indesejados e as consequências das muitas gravidezes indesejadas hoje em dia?

Advertisement