10 sinais que o nosso corpo nos envia e que não devemos ignorar jamais

Advertisement
Conhecer a si mesmo é a missão que cada um de nós deve ter na vida; e nosso corpo é um bom ponto de partida. É importante poder sintonizar seu corpo, aprender a ouví-lo e decifrar sua linguagem. Porque até o corpo fala conosco, mesmo se a seu modo, é claro.
Na verdade, ele não usa palavras, mas lança sinais que nem sempre interpretamos da maneira correta, muitas vezes acabando subestimando-os. Em particular, comece a prestar atenção a estes 10 sintomas.

- 1. Olheiras. Elas podem ser sinais de uma noite ruim, mas também de anemia: na verdade, quando não há glóbulos vermelhos suficientes, a pele ao redor dos olhos escurece.
- 2. Visão desfocada. Se seus olhos se cansam com frequência e você começa a ver a imagem borrada, é hora de ir ao oftalmologista: você provavelmente desenvolveu miopia ou astigmatismo.
- 3. Dedos que mudam de cor. Se os seus dedos já não são da mesma cor de antes, pode ser um sintoma da síndrome de Reynaud, devido a essa síndrome a cor da pele dos dedos muda com as baixas temperaturas.
- 4. Pontos na vista. Quando na presença de luz branca aparecem linhas ou pontos aparecem na vista, pode ser um primeiro sinal de catarata ou outras desordens: melhor contatar o oftalmologista.
Advertisement

- 5. Estômago barulhento. Se o seu estômago começar a fazer ruídos constantes, talvez acompanhados de dor, seria aconselhável não negligenciar e ir ao médico.
- 6. Descamação. Em geral, é um sinal de deficiência de vitamina, que pode ser remediada por uma dieta balanceada; no entanto, se houver coceira, é bom consultar um médico, pois pode ser uma infecção fúngica.
- 7. Perda parcial do olfato. Com a idade, alguns danos no sistema nervoso podem causar uma redução no sentido do olfato; se você é jovem, pode haver uma infecção viral.
- 8. Espasmos nos olhos. As contrações involuntárias das pálpebras indicam fadiga: é aconselhável limpá-las com algodão embebido em água fria. Se isso não funcionar, no entanto, você precisa entrar em contato com um neurologista, porque pode haver um problema com o sistema nervoso.

- 9. Zumbido nos ouvidos. Se você tiver esse sintoma, é melhor procurar um médico.
- 10. Ombro deslocado. Se a articulação do ombro se mover muito, ela poderá estar deslocada: é aconselhável ir a um médico, pois do contrário você poderá causar ferimentos graves.
Cuidar do seu corpo é fundamental: por isso, é bom aprender a interpretar os seus sinais, de modo a prevenir que piorarem com o tempo. Vá ao médico se você notar um desses alarmes.
Advertisement