Todos temos esta planta no jardim, mas poucos conhecem as suas incríveis propriedades

por Roberta Freitas

03 Abril 2019

Todos temos esta planta no jardim, mas poucos conhecem as suas incríveis propriedades
Advertisement

A nutrição adequada é parte integrante de um estilo de vida saudável, mas neste campo ainda há muito para descobrir e experimentar. Todos os dias especialistas em nutrição e pesquisadores encontram algo novo, especialmente no mundo fitológico. Mais e mais pessoas optam por enriquecer sua dieta ou até basear-se inteiramente na ingestão de variedades de plantas, das mais comuns às espécies cujas propriedades benéficas emergem apenas agora.

Frank Vincentz/Wikimedia

Frank Vincentz/Wikimedia

Um caso emblemático é o da portulaca oleracea aparentemente uma planta espontânea que pode crescer no jardim, que traz vários benefícios para a saúde. É difundido na América, Austrália, Canadá, Europa e África do Sul, não parece particularmente convidativa e até mesmo o Departamento de Agricultura dos EUA a classifica como "erva daninha". Se você superar o ceticismo inicial, no entanto, os benefícios são incríveis, uma vez que esta planta é realmente um "super alimento", rica em nutrientes para o bem-estar do corpo.

Advertisement
Harry Rose/Flickr

Harry Rose/Flickr

A espécie vegetal está gradualmente se estabelecendo também nos restaurantes como base de preparação para pratos deliciosos. O que mais surpreende, de fato, além do quadro vitamínico e mineral, é o seu bom gosto, ideal para enriquecer muitos pratos com sabor, para serem consumidos cozidos e crus. Em detalhe, apenas uma porção de portulaca contém Ômega 3, cerca de 28 mg de cálcio, 19 mg de magnésio, 212 mg de potássio e 19 mg de fósforo. Como se isso não bastasse, em apenas 100 gramas de produto estão contidos 12,2 mg de vitamina E, 19 mg de beta-caroteno, cerca de 26 mg de vitamina C e 14 mg de glutationa.

Mokkie/Wikimedia

Mokkie/Wikimedia

Os efeitos sobre o corpo podem ter uma ação regulatória sobre a pressão arterial com hipertensão moderada reduzida, saúde para o sistema cardiovascular e um sistema imunológico mais resistente. Portulaca também tem a capacidade de controlar o nível de glicose no sangue, o que é útil em casos de diabetes e, finalmente, é uma cura real para dores de cabeça.

Esses são apenas alguns dos benefícios testados e detectados por pesquisas recentes, mas certamente outras e futuras aplicações serão destacadas em breve, não apenas no setor de alimentos, mas também no campo farmacológico. Quem encontrou esta muda em seu jardim, portanto, faria bem em pensar duas vezes antes de jogá-la fora.

Advertisement