Um famoso gato morre: a cidade o homenageia com uma estátua sua em seu lugar preferido.
Navegando pela rede é possível encontrar diferentes histórias de animais que, com seu comportamento singular, se tornaram verdadeiras mascotes para comunidades inteiras. Entre eles, é possível lembrar o famoso Hachikō, o cão da raça Akita do distrito japonês de Shibuya, na cidade de Tóquio. Na Itália, a pequena cachorrinha Nicoletta foi notícia no município de Forio, na ilha de Ischia. Em Istambul, a celebridade de quatro patas é um gato chamado Tombili.
O que tornou este felino tão famoso fois a sua atitude descontraída e desdenhosa, enquanto ele passeava pelas ruas. Vários transeuntes e turistas notaram o animal e seu comportamento impassível, fotografando-o e compartilhando imagens nas redes sociais.
Não demorou muito para Tombili se tornar um fenômeno da mídia, tanto que na web você pode encontrar muitas fotos que o retratam descansando em sua calçada favorita como se ele estivesse fazendo uma pausa. O que surpreende não é apenas a tranquilidade exibida pelo gato, mas também sua postura quase humana.
Infelizmente, esta pequena lenda local morreu em agosto de 2016, mas certamente nunca será esquecida. Para lembrar do tranquilo e gordinho Tombili, os cidadãos acharam por bem dedicar uma estátua de bronze a ele, que o retrata em sua pose típica, em seu lugar favorito.
O monumento comemorativo do felino que se tornou um ícone da metrópole turca foi inaugurado em 4 de outubro de 2016, convocando muitas pessoas que vieram prestar-lhes homenagem. No meio da multidão de pessoas curiosas e visitantes, estavam também pessoas que trabalhavam e moravam no bairro e que praticamente adotaram Tombili.
Para alguns, pode parecer estranho ou exagerado celebrar a vida de um gato fazendo um monumento para ele. Além do gesto em si e do carinho que a população de rua tinha por Tombili, a iniciativa tem um significado muito mais amplo.
Na ocasião do primeiro memorial do falecimento do gato tão amado, os habitantes locais declararam que a estátua é como um lembrete para todos aqueles que vivem a vida constantemente estressados. Certamente, um gato não tem as mesmas preocupações que um ser humano, mas todos devem aprender a tirar um tempo para apreciar as coisas simples.