Veja como cultivar uma planta de limão em casa
Hoje em dia parece que o tempo nunca é suficiente, tanto que às vezes as pessoas preferem pedir comida em vez de prepará-la - quanto mais cultivá-la. Um pouco de cansaço, um pouco pela insuficiência de espaço ou conhecimento e você acaba comprando no supermercado tudo que precisa. E, no entanto, não faltam pessoas que ainda apreciam o valor e o sabor dos produtos cultivados com as próprias mãos.
Claro, nem sempre é possível ter uma horta, especialmente se você mora em um apartamento, mas existem alguns produtos que podem ser cultivados mesmo sem ter espaços enormes, e que são úteis ter em casa, como os limões, por exemplo. Vamos ver quais são os benefícios de cultivar plantas em casa e como cultivar uma planta de limão.
NB: as sementes de limões são normalmente obtidas a partir dos limões silvestres; nesse caso, para obter as frutas, é necessário usar um enxerto.
As vantagens de cultivar plantas em casa
- 1. Você tem total segurança sobre a qualidade da produção. Você decide quanto e qual fertilizante usar e se deve ou não usar pesticidas: você sabe o que come e quanto é genuíno.
- 2. Eles têm mais vitaminas e nutrientes. Não tendo que ser transportado do jardim para o supermercado e de lá para a sua casa, frutas e legumes retêm mais nutrientes - e sabor.
- 3. Você decide quando consumí-los. Você escolhe quando pegá-los e comê-los.
- 4. São sempre produtos frescos. Você pode escolher a fruta diretamente para comê-la imediatamente.
- 5. É mais barato. A longo prazo, é muito mais conveniente cultivar uma planta do que comprar a fruta todas as vezes.
- 6. Come saudável. Se você mesmo os cultivou, será incentivado a consumir frutas e verduras.
Como fazer crescer uma planta de limão em casa
Estes são os materiais necessários:
- um limão
- um pote ou recipiente similar
- terra
- plástico respirável
- um balde
- regador ou outra ferramenta de rega
Comece preparando o solo: coloque o solo em um balde e despeje um pouco de água para umedecê-lo. Encha a panela com o solo úmido, deixando cerca de alguns centímetros de espaço vazio no topo, logo abaixo da borda da panela. Corte o limão e retire as sementes, que você colocará na panela, sob alguns centímetros de terra. Regue as sementes lentamente, certificando-se de que o solo não fique muito molhado; em seguida, cubra o frasco com o plástico e coloque-o em um local ensolarado. Quando começar a brotar (depois de uma semana ou duas), retire o plástico. Conforme a planta cresce, você terá que movê-la para recipientes maiores, para que ela tenha espaço; lembre-se também de usar o fertilizante e mantê-la ao sol por cerca de 8 horas por dia. E quando eles aparecerem, aprecie todo o sabor dos limões cultivados por você!